Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Karine Pereira de-
dc.date.accessioned2022-10-13T14:01:15Z-
dc.date.available2022-07-19-
dc.date.available2022-10-13T14:01:15Z-
dc.date.issued2022-06-24-
dc.identifier.citationASSIS, Karine Pereira de. Princípios de design para contextualização da ética animal no ensino de biologia. 2022. 56 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2542-
dc.description.abstractAssuming that ethics focused on the treatment of animals, especially speciesism, despite being issues of cultural and social relevance, are not introduced in biology content and are not usually discussed in classrooms, this work aimed to from a qualitative approach based on Educational Design Research to develop design principles to guide didactic interventions on this theme, aiming to awaken virtuous moral values and promote critical thinking capacity. More specifically, we aim to: a) analyze approaches to teaching animal ethics in Biology Teaching, through a narrative review of didactic experiences reported in the specialized literature; and b) propose design principles on animal ethics and speciesism, to mobilize virtues and promote critical thinking skills, for the high school context. In total, eight articles were analyzed that contained the research topic in their title, abstract and/or keywords, the results of the analysis showed that students and teachers have little knowledge on the subject, indicating that this problem is not the target of discussion in schools. Then we elaborated two design principles that aim to insert ethical discussions with non-human animals in a didactic and participatory way, in order to instigate the development of students' critical thinking, in addition to generating the mobilization of virtuous values, and in future works we intend to submit these principles to the validation phase, presenting their respective results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-10-13T12:20:17Z No. of bitstreams: 1 TCC___Karine_Final.pdf: 959565 bytes, checksum: ad2eedd33019f9fa8e90d4a5dbc9ebf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-10-13T14:01:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC___Karine_Final.pdf: 959565 bytes, checksum: ad2eedd33019f9fa8e90d4a5dbc9ebf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-13T14:01:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC___Karine_Final.pdf: 959565 bytes, checksum: ad2eedd33019f9fa8e90d4a5dbc9ebf5 (MD5) Previous issue date: 2022-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrincípios de design para contextualização da ética animal no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Silvia Carla da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119985703942032pt_BR
dc.contributor.referee3Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1072534710322991pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto que a ética voltada ao tratamento com os animais, em especial o especismo, apesar de serem problemáticas de relevância cultural e social não são introduzidas nos conteúdos de biologia e não costumam ser pautas discutidas em salas de aula, este trabalho objetivou desenvolver princípios de design para guiar intervenções didáticas sobre essa temática a partir de uma abordagem qualitativa fundamentada na Pesquisa de Design Educacional, visando despertar valores morais virtuosos e promover capacidade de pensamento crítico. Mais especificamente objetivamos: a) analisar abordagens de ensino de ética animal no Ensino de Biologia, por meio de uma revisão narrativa das experiências didáticas relatadas na literatura especializada; e b) propor princípios de design sobre ética animal e especismo, para mobilizar virtudes e promover as capacidades de pensamento crítico, para o contexto do ensino médio. Ao total foram analisados oito artigos que continham em seu título, resumo e/ou palavras-chave o tema de investigação. Os resultados das análises apontaram que estudantes e professores/as possuem pouco conhecimento sobre o assunto, indicando que tal problemática não é alvo de discussão nas escolas. Em seguida elaboramos dois princípios de design que visam a inserção de discussões éticas para com os animais não-humanos de maneira didática e participativa, com intuito de instigar o desenvolvimento do pensamento crítico dos/as estudantes, além de gerar a mobilização de valores virtuosos, sendo que em trabalhos futuros pretendemos submeter tais princípios à fase de validação, apresentando seus respectivos resultados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordensino de ética animalpt_BR
dc.subject.keywordpesquisa de design educacionalpt_BR
dc.subject.keywordespecismo no ensino de biologiapt_BR
dc.subject.keyword2teaching animal ethicspt_BR
dc.subject.keyword2educational design researchpt_BR
dc.subject.keyword2speciesism in biology teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Karine_Final.pdf937.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.