Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2542
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Princípios de design para contextualização da ética animal no ensino de biologia
Autor(es): Assis, Karine Pereira de
Orientador(a): Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Cardoso, Silvia Carla da Silva
Membro da Banca: Pignati, Marina Teófilo
Resumo : Partindo do pressuposto que a ética voltada ao tratamento com os animais, em especial o especismo, apesar de serem problemáticas de relevância cultural e social não são introduzidas nos conteúdos de biologia e não costumam ser pautas discutidas em salas de aula, este trabalho objetivou desenvolver princípios de design para guiar intervenções didáticas sobre essa temática a partir de uma abordagem qualitativa fundamentada na Pesquisa de Design Educacional, visando despertar valores morais virtuosos e promover capacidade de pensamento crítico. Mais especificamente objetivamos: a) analisar abordagens de ensino de ética animal no Ensino de Biologia, por meio de uma revisão narrativa das experiências didáticas relatadas na literatura especializada; e b) propor princípios de design sobre ética animal e especismo, para mobilizar virtudes e promover as capacidades de pensamento crítico, para o contexto do ensino médio. Ao total foram analisados oito artigos que continham em seu título, resumo e/ou palavras-chave o tema de investigação. Os resultados das análises apontaram que estudantes e professores/as possuem pouco conhecimento sobre o assunto, indicando que tal problemática não é alvo de discussão nas escolas. Em seguida elaboramos dois princípios de design que visam a inserção de discussões éticas para com os animais não-humanos de maneira didática e participativa, com intuito de instigar o desenvolvimento do pensamento crítico dos/as estudantes, além de gerar a mobilização de valores virtuosos, sendo que em trabalhos futuros pretendemos submeter tais princípios à fase de validação, apresentando seus respectivos resultados.
Resumo em lingua estrangeira: Assuming that ethics focused on the treatment of animals, especially speciesism, despite being issues of cultural and social relevance, are not introduced in biology content and are not usually discussed in classrooms, this work aimed to from a qualitative approach based on Educational Design Research to develop design principles to guide didactic interventions on this theme, aiming to awaken virtuous moral values and promote critical thinking capacity. More specifically, we aim to: a) analyze approaches to teaching animal ethics in Biology Teaching, through a narrative review of didactic experiences reported in the specialized literature; and b) propose design principles on animal ethics and speciesism, to mobilize virtues and promote critical thinking skills, for the high school context. In total, eight articles were analyzed that contained the research topic in their title, abstract and/or keywords, the results of the analysis showed that students and teachers have little knowledge on the subject, indicating that this problem is not the target of discussion in schools. Then we elaborated two design principles that aim to insert ethical discussions with non-human animals in a didactic and participatory way, in order to instigate the development of students' critical thinking, in addition to generating the mobilization of virtuous values, and in future works we intend to submit these principles to the validation phase, presenting their respective results.
Palavra-chave: ensino de ética animal
pesquisa de design educacional
especismo no ensino de biologia
Palavra-chave em lingua estrangeira: teaching animal ethics
educational design research
speciesism in biology teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: ASSIS, Karine Pereira de. Princípios de design para contextualização da ética animal no ensino de biologia. 2022. 56 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2542
Data defesa documento: 24-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC___Karine_Final.pdf937.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.