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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2543
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Lei 10.639/2003 e a educação das relações étnicoraciais sob o olhar de docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMT/CUA |
Autor(es): | Ribeiro, Shirlyjaine da Silva Francisco |
Orientador(a): | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Fadigas, Mateus Dumont |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Resumo : | O racismo no Brasil é um problema latente e crescente que se perpetua na diferença entre classes, na oportunização de emprego, no acesso à cultura e à educação. A lei 10.639/2003 representa a esperança de que através da educação consigamos formar indivíduos capazes de mudar esta realidade. Frente à ausência observada em relação às ações para a construção de uma educação antirracista em minha jornada formativa, este trabalho objetiva analisar as perspectivas informadas pelos/as docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UFMT/CUA) acerca das implicações da lei n° 10.639/2003 na formação de professores/as. Está organizado em formato de um único artigo (paper), formatado conforme orientado pela revista SBEnBio, para qual submeteremos esta pesquisa. Devido ao COVID-19, esta pesquisa foi realizada a partir de um formulário on-line e para a análise dos dados utilizamos o método Análise de Conteúdos (AC). Os resultados indicam um conjunto de evidências de que o curso não atende as demandas da legislação, que há a necessidade de uma formação continuada sobre a temática e de um aprofundamento em discussões sobre a relação entre o ensino de biologia e os contextos socioculturais. Esperamos que nossa pesquisa contribua para a melhoria do curso estudado, visando alcançar um ensino de biologia articulado com a educação das relações étnico-raciais, numa perspectiva antirracista. |
Resumo em lingua estrangeira: | Racism in Brazil is a latent and growing problem that perpetuates itself in the difference between classes, in job opportunities, in access to culture and education. The Federal Law 10.639/2003 represents the hope that through education we can train individuals capable of changing this reality. In view of the absence observed in relation to actions for the construction of an anti-racist education in my training journey, this work aims to analyze the perspectives of the teachers of the Biological Sciences teacher training course (UFMT/CUA) regarding the implications of Federal Law No. 10.639 /2003 in the process of teacher training. It is organized in the format of a paper, formatted as directed by the journal SBEnBio, to which we will submit this research. Due to COVID-19, this research was carried out using an online form and for data analysis we used the Content Analysis (CA) method. The results indicate a set of evidence that the course does not meet the demands of the legislation, that there is a need for continuing education on the subject and for a deeper discussion on the relationship between the teaching of biology and sociocultural contexts. We hope that our research will contribute to the improvement of the course studied, aiming to achieve a teaching of biology articulated with the education of ethnic-racial relations, in an anti-racist perspective. |
Palavra-chave: | Lei 10.639/2003 Luta Antirracista Formação Inicial de Professores Ensino de Biologia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Law 10.639/2003 Anti-racist fight Initial Teacher Training Biology Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | RIBEIRO, Shirlyjaine da Silva Francisco. A Lei 10.639/2003 e a educação das relações étnicoraciais sob o olhar de docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFMT/CUA. 2022. 49 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2543 |
Data defesa documento: | 22-Jun-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
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