Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2545
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intoxicações por agrotóxicos de uso agrícola na região Centro–Oeste : análise dos dados do SINITOX no período de 2005 a 2011
Autor(es): Alves, Franciele dos Santos
Orientador(a): Emerick, Guilherme Luz
Membro da Banca: Emerick, Guilherme Luz
Membro da Banca: Agostini, Juliana da Silva
Membro da Banca: Zampieron, Rafaela Grassi
Resumo : O Centro-oeste é uma extensa região na qual há o cultivo de várias monoculturas que utilizam agrotóxicos para a melhoria do desempenho e dos resultados. Muitas vezes o consumo excessivo destes produtos pode afetar na saúde das pessoas, dos animais e causar danos ao meio ambiente que os circundam. Quando são identificados casos de intoxicações, esses devem ser notificados para que sejam registrados na base de dados do SINITOX (Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas), para posterior divulgação dos dados sobre o quanto estão afetando a saúde da população. Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi quantificar e analisar os registros de intoxicações por agrotóxicos de uso agrícola na região Centro–oeste no período de 2005 a 2011. Quanto às circunstâncias, as intoxicações por acidente individual, coletivo e ocupacional totalizam 47,57% dos casos registrados de intoxicação humana por agrotóxico de uso agrícola. Fato indicativo de colaboradores e produtores que não aderem à utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) por desconforto térmico, por falta de disponibilidade e de treinamento sobre sua importância e utilização adequada. A tentativa de suicídio usando agrotó- xicos de uso agrícola também é uma circunstância com índice elevado (47,07%), propondo a falta de controle em sua distribuição ou em seu armazenamento, assim como, de acompanhamento e tratamento médico das pessoas que acabam desenvolvendo depressão e continuam trabalhando com estes produtos. Na divisão por faixas etárias a maioria das intoxicações se concentra entre as idades de 15 a 29 anos (35,2%) e de 30 a 59 anos (43,7%), por essas idades abrangerem o período de início e fim das atividades laborais. O levantamento dos dados nos causa maior preocupação sobre o uso desses produtos pela aproximação das reais consequências do consumo exagerado de agrotóxicos. Diante disso, os resultados mostraram a necessidade de treinamento e de uma fiscalização operante em relação aos agrotóxicos, com o intuito de preservar a saúde dos trabalhadores e populações adjacentes às culturas agrícolas.
Palavra-chave: Sinitox
Intoxicações
Agrotóxicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: ALVES, Franciele dos Santos. Intoxicações por agrotóxicos de uso agrícola na região Centro–Oeste: análise dos dados do SINITOX no período de 2005 a 2011. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2545
Data defesa documento: 18-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_FRANCIELE DOS SANTOS ALVES.pdf926.64 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.