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dc.creatorTurra, Pedro Henrique Vieira-
dc.date.accessioned2022-10-18T20:28:24Z-
dc.date.available2016-04-08-
dc.date.available2022-10-18T20:28:24Z-
dc.date.issued2016-03-18-
dc.identifier.citationTURRA, Pedro Henrique Vieira. Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2643-
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the energy performance of a tractor-grade set under different combinations of speed and engine revs. The experiment was conducted at the Federal University of Mato Grosso, Campus Sinop, MT. The design consisted of randomized blocks with eight treatments and four replications being 1Ax1550rpm (4km h-1 ), 5Bx1500rpm (4km h- 1 ), 5Bx1950rpm (5 km h-1 ), 1Ax2000rpm (5 km h-1 ), 6Bx1650rpm (6 km h-1 ), 2Ax1900rpm (6 km h-1 ), 2Ax2150rpm (7 km h-1 ) and 6Bx1950rpm (7 km h-1 ). We evaluated the tractor slip, hourly consumption, operating consumption and effective field capacity. The slip tractor was not influenced by the change of route combinations and engine speed. The scheduling engine rotation speed and the actual influence field capacity of the assembly and, consequently, the operating consumption. The hourly fuel consumption is lower when working with the gear 6B and 1650 engine rpm. Operating fuel consumption is lower when working with 6B march 1950 and engine speed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2021-12-14T21:01:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf: 991096 bytes, checksum: f0d116d045aa89c2c824bf57c9f830bb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Rabelo (bibliotecacus@gmail.com) on 2022-10-18T20:28:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf: 991096 bytes, checksum: f0d116d045aa89c2c824bf57c9f830bb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-18T20:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf: 991096 bytes, checksum: f0d116d045aa89c2c824bf57c9f830bb (MD5) Previous issue date: 2016-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vale, Welington Gonzaga do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405141416832136pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Machado, Thiago Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301014615405943pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Welington Gonzaga do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3405141416832136pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Thiago Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6301014615405943pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Emanuele Helmann-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5832137212478955pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658344845978632pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se avaliar o desempenho energético de um conjunto trator-grade, sob diferentes combinações de marchas e rotações do motor. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Sinop, MT. O delineamento constituiu-se de blocos casualizados, com oito tratamentos e quatro repetições sendo, 1Ax1550rpm (4km h- 1 ), 5Bx1500rpm (4km h-1 ), 5Bx1950rpm (5km h-1 ), 1Ax2000rpm (5km h-1 ), 6Bx1650rpm (6km h-1 ), 2Ax1900rpm (6km h-1 ), 2Ax2150rpm (7km h-1 ) e 6Bx1950rpm (7km h-1). Avaliou-se a patinagem do trator, o consumo horário, o consumo operacional e a capacidade de campo efetiva. A patinagem do trator não foi influenciada pela variação das combinações marcha e rotação do motor. O escalonamento de marchas e rotação do motor influenciou a capacidade de campo efetiva do conjunto e, consequentemente, o consumo operacional. O consumo horário de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1650 rotação do motor. O consumo operacional de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1950 rotação do motor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEngenharia Agrícola e Ambiental - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.subject.keywordMáquinas agrícolas - Desempenhopt_BR
dc.subject.keywordTratores agrícolas - Consumo operacionalpt_BR
dc.subject.keywordPatinagempt_BR
dc.subject.keyword2Agricultural machines - Performancept_BR
dc.subject.keyword2Agricultural tractors - Operating consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Slippt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop

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