Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Turra, Pedro Henrique Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T20:28:24Z | - |
dc.date.available | 2016-04-08 | - |
dc.date.available | 2022-10-18T20:28:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-18 | - |
dc.identifier.citation | TURRA, Pedro Henrique Vieira. Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2643 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to evaluate the energy performance of a tractor-grade set under different combinations of speed and engine revs. The experiment was conducted at the Federal University of Mato Grosso, Campus Sinop, MT. The design consisted of randomized blocks with eight treatments and four replications being 1Ax1550rpm (4km h-1 ), 5Bx1500rpm (4km h- 1 ), 5Bx1950rpm (5 km h-1 ), 1Ax2000rpm (5 km h-1 ), 6Bx1650rpm (6 km h-1 ), 2Ax1900rpm (6 km h-1 ), 2Ax2150rpm (7 km h-1 ) and 6Bx1950rpm (7 km h-1 ). We evaluated the tractor slip, hourly consumption, operating consumption and effective field capacity. The slip tractor was not influenced by the change of route combinations and engine speed. The scheduling engine rotation speed and the actual influence field capacity of the assembly and, consequently, the operating consumption. The hourly fuel consumption is lower when working with the gear 6B and 1650 engine rpm. Operating fuel consumption is lower when working with 6B march 1950 and engine speed. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2021-12-14T21:01:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf: 991096 bytes, checksum: f0d116d045aa89c2c824bf57c9f830bb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Rabelo (bibliotecacus@gmail.com) on 2022-10-18T20:28:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf: 991096 bytes, checksum: f0d116d045aa89c2c824bf57c9f830bb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-18T20:28:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf: 991096 bytes, checksum: f0d116d045aa89c2c824bf57c9f830bb (MD5) Previous issue date: 2016-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vale, Welington Gonzaga do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3405141416832136 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Machado, Thiago Martins | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6301014615405943 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vale, Welington Gonzaga do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3405141416832136 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, Thiago Martins | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6301014615405943 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Emanuele Helmann | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5832137212478955 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2658344845978632 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivou-se avaliar o desempenho energético de um conjunto trator-grade, sob diferentes combinações de marchas e rotações do motor. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Sinop, MT. O delineamento constituiu-se de blocos casualizados, com oito tratamentos e quatro repetições sendo, 1Ax1550rpm (4km h- 1 ), 5Bx1500rpm (4km h-1 ), 5Bx1950rpm (5km h-1 ), 1Ax2000rpm (5km h-1 ), 6Bx1650rpm (6km h-1 ), 2Ax1900rpm (6km h-1 ), 2Ax2150rpm (7km h-1 ) e 6Bx1950rpm (7km h-1). Avaliou-se a patinagem do trator, o consumo horário, o consumo operacional e a capacidade de campo efetiva. A patinagem do trator não foi influenciada pela variação das combinações marcha e rotação do motor. O escalonamento de marchas e rotação do motor influenciou a capacidade de campo efetiva do conjunto e, consequentemente, o consumo operacional. O consumo horário de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1650 rotação do motor. O consumo operacional de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1950 rotação do motor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Agrícola e Ambiental - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Máquinas agrícolas - Desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tratores agrícolas - Consumo operacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patinagem | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Agricultural machines - Performance | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Agricultural tractors - Operating consumption | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Slip | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2015_PEDRO HENRIQUE VIEIRA TURRA.pdf | 967.87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.