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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2643
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor |
Autor(es): | Turra, Pedro Henrique Vieira |
Orientador(a): | Vale, Welington Gonzaga do |
Coorientador: | Machado, Thiago Martins |
Membro da Banca: | Vale, Welington Gonzaga do |
Membro da Banca: | Machado, Thiago Martins |
Membro da Banca: | Nunes, Emanuele Helmann |
Resumo : | Objetivou-se avaliar o desempenho energético de um conjunto trator-grade, sob diferentes combinações de marchas e rotações do motor. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Sinop, MT. O delineamento constituiu-se de blocos casualizados, com oito tratamentos e quatro repetições sendo, 1Ax1550rpm (4km h- 1 ), 5Bx1500rpm (4km h-1 ), 5Bx1950rpm (5km h-1 ), 1Ax2000rpm (5km h-1 ), 6Bx1650rpm (6km h-1 ), 2Ax1900rpm (6km h-1 ), 2Ax2150rpm (7km h-1 ) e 6Bx1950rpm (7km h-1). Avaliou-se a patinagem do trator, o consumo horário, o consumo operacional e a capacidade de campo efetiva. A patinagem do trator não foi influenciada pela variação das combinações marcha e rotação do motor. O escalonamento de marchas e rotação do motor influenciou a capacidade de campo efetiva do conjunto e, consequentemente, o consumo operacional. O consumo horário de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1650 rotação do motor. O consumo operacional de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1950 rotação do motor. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study aimed to evaluate the energy performance of a tractor-grade set under different combinations of speed and engine revs. The experiment was conducted at the Federal University of Mato Grosso, Campus Sinop, MT. The design consisted of randomized blocks with eight treatments and four replications being 1Ax1550rpm (4km h-1 ), 5Bx1500rpm (4km h- 1 ), 5Bx1950rpm (5 km h-1 ), 1Ax2000rpm (5 km h-1 ), 6Bx1650rpm (6 km h-1 ), 2Ax1900rpm (6 km h-1 ), 2Ax2150rpm (7 km h-1 ) and 6Bx1950rpm (7 km h-1 ). We evaluated the tractor slip, hourly consumption, operating consumption and effective field capacity. The slip tractor was not influenced by the change of route combinations and engine speed. The scheduling engine rotation speed and the actual influence field capacity of the assembly and, consequently, the operating consumption. The hourly fuel consumption is lower when working with the gear 6B and 1650 engine rpm. Operating fuel consumption is lower when working with 6B march 1950 and engine speed. |
Palavra-chave: | Máquinas agrícolas - Desempenho Tratores agrícolas - Consumo operacional Patinagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Agricultural machines - Performance Agricultural tractors - Operating consumption Slip |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop |
Curso: | Engenharia Agrícola e Ambiental - CUS |
Referência: | TURRA, Pedro Henrique Vieira. Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2643 |
Data defesa documento: | 18-Mar-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop |
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