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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor
Autor(es): Turra, Pedro Henrique Vieira
Orientador(a): Vale, Welington Gonzaga do
Coorientador: Machado, Thiago Martins
Membro da Banca: Vale, Welington Gonzaga do
Membro da Banca: Machado, Thiago Martins
Membro da Banca: Nunes, Emanuele Helmann
Resumo : Objetivou-se avaliar o desempenho energético de um conjunto trator-grade, sob diferentes combinações de marchas e rotações do motor. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Sinop, MT. O delineamento constituiu-se de blocos casualizados, com oito tratamentos e quatro repetições sendo, 1Ax1550rpm (4km h- 1 ), 5Bx1500rpm (4km h-1 ), 5Bx1950rpm (5km h-1 ), 1Ax2000rpm (5km h-1 ), 6Bx1650rpm (6km h-1 ), 2Ax1900rpm (6km h-1 ), 2Ax2150rpm (7km h-1 ) e 6Bx1950rpm (7km h-1). Avaliou-se a patinagem do trator, o consumo horário, o consumo operacional e a capacidade de campo efetiva. A patinagem do trator não foi influenciada pela variação das combinações marcha e rotação do motor. O escalonamento de marchas e rotação do motor influenciou a capacidade de campo efetiva do conjunto e, consequentemente, o consumo operacional. O consumo horário de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1650 rotação do motor. O consumo operacional de combustível é menor quando se trabalha com a marcha 6B e 1950 rotação do motor.
Resumo em lingua estrangeira: This study aimed to evaluate the energy performance of a tractor-grade set under different combinations of speed and engine revs. The experiment was conducted at the Federal University of Mato Grosso, Campus Sinop, MT. The design consisted of randomized blocks with eight treatments and four replications being 1Ax1550rpm (4km h-1 ), 5Bx1500rpm (4km h- 1 ), 5Bx1950rpm (5 km h-1 ), 1Ax2000rpm (5 km h-1 ), 6Bx1650rpm (6 km h-1 ), 2Ax1900rpm (6 km h-1 ), 2Ax2150rpm (7 km h-1 ) and 6Bx1950rpm (7 km h-1 ). We evaluated the tractor slip, hourly consumption, operating consumption and effective field capacity. The slip tractor was not influenced by the change of route combinations and engine speed. The scheduling engine rotation speed and the actual influence field capacity of the assembly and, consequently, the operating consumption. The hourly fuel consumption is lower when working with the gear 6B and 1650 engine rpm. Operating fuel consumption is lower when working with 6B march 1950 and engine speed.
Palavra-chave: Máquinas agrícolas - Desempenho
Tratores agrícolas - Consumo operacional
Patinagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Agricultural machines - Performance
Agricultural tractors - Operating consumption
Slip
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Curso: Engenharia Agrícola e Ambiental - CUS
Referência: TURRA, Pedro Henrique Vieira. Desempenho energético de um conjunto trator-grade em função do escalonamento de marchas e rotações do motor. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2643
Data defesa documento: 18-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop

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