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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2674
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Imigração qualificada no Brasil : um estudo a partir dos retornos a educação entre 2016 e 2019 |
Autor(es): | Hatanaka, Caio Matheus |
Orientador(a): | Batista, Henrique Rogê |
Membro da Banca: | Batista, Henrique Rogê |
Membro da Banca: | Almeida, Carla Cristina Rosa de |
Membro da Banca: | Leite, Sheila Cristina Ferreira |
Resumo : | A migração permite acrescentar a oferta por mão-de-obra, para diferentes qualificações, diante da decisão do emigrante visando aprimorar o seu capital humano e/ou acrescer sua utilidade. Diretamente ligado ao desenvolvimento local, abordar a questão da migração neste trabalho tem como objetivo a compreensão da entrada de imigrantes segundo o nível de instrução no Brasil, entre 2016 e 2019, tomando a remuneração relativa doméstica. Para isto, utiliza-se a perspectiva neoclássica de migração internacional, com a visão macroeconômica, baseada em diferenças geográficas na demanda e oferta de trabalho. Decorrente desta teoria, o efeito da migração tem como desdobramento as perdas (brain drain) e ganhos (brain gain), que justificam a análise proposta. Para avaliar a capacidade de “importar” indivíduos, faz-se uma análise através de um modelo de retorno a educação e do cálculo da proxy da produtividade média dos residentes. Os resultados obtidos apontam que os anos médios de estudo e a participação da população com ensino superior completo aumentaram, porém, os retornos a educação apresentaram quedas. De acordo com a teoria neoclássica, a baixa participação, conjuntamente com a os altos retornos (relativos às demais faixas de instrução), atraem imigrantes bem qualificados ao país, em busca de salários e condição de vida melhores. |
Resumo em lingua estrangeira: | Migration makes it possible to add the supply of labor, for different qualifications, in view of the emigrant's decision to improve their human capital and/or increase their usefulness. Directly linked to local development, addressing the issue of migration in this work aims to understand the entry of immigrants according to the level of education in Brazil, between 2016 and 2019, taking the relative wages at home. For this, the neoclassical perspective of international migration is used, with a macroeconomic view, based on geographic differences in the demand and supply of labor. Resulting from this theory, the effect of migration results in losses (brain drain) and gains (brain gain), which justify the proposed analysis. To assess the ability to “import” individuals, an analysis is performed using a return to education model and calculating the average productivity of residents, through a proxy. The results obtained show that the average years of study and the participation of the population with higher education have increased, however, the returns to education have decreased. According to neoclassical theory, low participation, partnered with high returns (relative to other levels of education), attract well-qualified immigrants to the country, in search of better wages and living conditions. |
Palavra-chave: | . |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Economia (FE) |
Curso: | Ciências Econômicas - CUC |
Referência: | HATANAKA, Caio Matheus. Imigração qualificada no Brasil: um estudo a partir dos retornos a educação entre 2016 e 2019. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2674 |
Data defesa documento: | 5-Out-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Econômicas |
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