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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A racionalidade dos consumidores de frutas e hortaliças na escolha entre convencionais e orgânicos
Autor(es): Sabóia, Euriane Rezende Ferreira
Orientador(a): Faria, Alexandre Magno de Melo
Membro da Banca: Faria, Alexandre Magno de Melo
Membro da Banca: Souza, Leonardo Flauzino de
Membro da Banca: Souza, Roney Fraga
Resumo : Este artigo tem como objetivo observar a racionalidade dos consumidores de frutas e hortaliças quando duas cestas estão disponíveis: convencional e orgânica. Assumindo a hipótese de que os consumidores são racionalmente limitados, seja pelo ambiente ou pela escassez de informações, espera-se que entre o primeiro e segundo cenário, que foram separados por informações estratégicas, as preferências não se mantenham. A pesquisa avaliou 252 revelações de preferência das cestas de frutas e hortaliças em duas rodadas, através de formulário eletrônico encaminhado pela internet. Os resultados indicam que no cenário 1, cerca de 64% dos consumidores escolheram a cesta de produtos convencionais e no cenário 2, após a oferta de informações sobre o risco de agrotóxicos em frutas e hortaliças convencionais, 77% escolheram a cesta orgânica. Outros resultados também foram relacionados com idade, renda e escolaridade.
Resumo em lingua estrangeira: This article aims to observe the rationality of fruit and vegetable consumers when two baskets are available: conventional and organic. Assuming the hypothesis that consumers are rationally limited, either by the environment or by the scarcity of information, it is expected that between the first and second scenario, which were separated by strategic information, preferences will not remain. The research evaluated 252 preference revelations of fruit and vegetable baskets in two rounds, through an electronic form submitted by the Internet. The results indicate that in scenario 1, about 64% of consumers chose the basket of conventional products and in scenario 2, after the offer of information on the risk of pesticides in conventional fruits and vegetables, 77% chose the organic basket. Other results were also related to age, income, and schooling.
Palavra-chave: Racionalidade limitada
Processo decisório
Consumidores
Economia comportamental
Palavra-chave em lingua estrangeira: Limited rationality
Decision-making process
Preferences
Consumers
Behavioral economics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Economia (FE)
Programa: Ciências Econômicas - CUC
Referência: SABÓIA, Euriane Rezende Ferreira. A racionalidade dos consumidores de frutas e hortaliças na escolha entre convencionais e orgânicos. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2677
Data defesa documento: 8-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Econômicas

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