Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2686
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Investigação da abordagem do ciclo do carbono nos livros didáticos de Ensino Fundamental |
Autor(es): | Freitas, Derciana Aparecida de |
Orientador(a): | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Wobeto, Carmen |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Zanato, Aparecida Fernanda de Souza |
Resumo : | Ao longo dos anos, as avaliações dos livros didáticos (LD) têm produzido uma significativa melhoria na produção editorial. Inicialmente, a questão central das avaliações residia na qualidade da informação, atualmente a ênfase maior é na questão metodológica, quando se analisa com atenção e rigor se a proposta pedagógica contempla um ensino investigativo e contextualizado. Este estudo analisou os LD do 6º ano do ensino fundamental, em escolas públicas no município de Sinop (MT). O objetivo foi identificar se os LD de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o Ciclo do Carbono, de modo que atenda as necessidades como eficiente ferramenta pedagógica. O trabalho foi realizado, por meio da analise de cinco livros indicados pelo Guia do Livro Didático 2013 e 2014, nos quais foram avaliados abrangência do assunto, coerência, a contextualização e a existência de ilustrações. Na segunda etapa utilizou-se um questionário contendo 5 questões para investigar as opiniões dos professores sobre a importância e eficácia dos livros didáticos para o ensino do Ciclo do Carbono. Nesta investigação, observamos que quatro destes livros foram as que mais se adequaram aos critérios propostos e aproximam-se dos objetivos dos PCNs, enquanto que, o outro apresentou insuficiencia na abrangência, coerência e contextualização dos textos e imagens. Nas respostas e justificativas dos professores entrevistados há concordância sobre a possibilidade e necessidade do estudo do Ciclo do Carbono no 6º ano, sobre os LD observou se que a maioria dos professores entrevistados aponta que não pode ser utilizado como única ferramenta pedagógica. |
Resumo em lingua estrangeira: | Over the years, evaluations of textbooks have produced a significant improvement in editorial output. At first the central question of evaluations lay in the quality of information, currently the largest emphasis is on methodological issue, when analyzed carefully and strictly the pedagogical proposal contemplates an investigative and contextualized teaching. This study analyzed the text books of 6th grades of elementary public schools in Sinop city (MT). The goal was to identify whether the Science textbooks have adequate approach about the Carbon Cycle, in order to meet the needs as an effective pedagogical tool. The study was conducted through the analysis of five books indicated by the Didactic Book Guide 2013 and 2014, in which the subject scope, coherence, the context and the existence of illustrations were evaluated. In the second stage we used a questionnaire containing five questions to investigate teachers' views on the importance and effectiveness of textbooks for teaching the Carbon Cycle. In this study, we found that four of these booke were the most suited to the proposed criteria and are similar to the goals of PCNs, while the other book presented insufficiency in scope, coherence and context of texts and images. The interviewed teachers agreed on the possibility and need of the study of the Carbon Cycle on 6th grades. It was observed that most of the interviewed teachers point that the textbooks cannot be used as a unique educational tool. |
Palavra-chave: | Ciclo do Carbono Livro didático - Química PCNs Ensino de Química |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Carbon Cycle Textbook - Chemistry PCNs Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Química - CUS |
Referência: | FREITAS, Derciana Aparecida de. Investigação da abordagem do ciclo do carbono nos livros didáticos de Ensino Fundamental. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2686 |
Data defesa documento: | 26-Jun-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2015_DERCIANA APARECIDA DE FREITAS.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.