Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2689
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Ivone de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-16T21:50:12Z-
dc.date.available2016-08-20-
dc.date.available2022-11-16T21:50:12Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationLOPES, Ivone de Oliveira. O PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2689-
dc.description.abstractThis work is a survey of Fellows, the PIBID who develop activities in three schools in the municipality of Sinop (MT). The space PIBID allows students practical learning, based on the diversity of activities, the reflections on the importance of Sciences, the readings and practice of interpreting skill. In this context, teacher training becomes a key element for a reform of the education system, where initial training is important theoretical foundation instrument necessary for the performance of teaching. Thus, considering that the teacher is the subject of the process of training and initiatives in this field have taken into account their reflections, this study had the intention to analyze the PIBID contributions in the training of fellows licentiate in the context of actions taken the Subproject Interdisciplinary through a questionnaire applied to the twelve undergraduate of the Federal University Mato Grosso (UFMT) in the areas of Chemistry, Physics and Mathematics, either qualitatively it is understood that the training of teachers, as well as its effects on the development of quality education it can be seen and consider that education should remain a solid base of support for educationpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T18:26:41Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_IVONE DE OLIVEIRA LOPES.pdf: 696738 bytes, checksum: 16adc8b79018772af198dea610bf99ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T21:49:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_IVONE DE OLIVEIRA LOPES.pdf: 696738 bytes, checksum: 16adc8b79018772af198dea610bf99ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T21:50:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_IVONE DE OLIVEIRA LOPES.pdf: 696738 bytes, checksum: 16adc8b79018772af198dea610bf99ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T21:50:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_IVONE DE OLIVEIRA LOPES.pdf: 696738 bytes, checksum: 16adc8b79018772af198dea610bf99ac (MD5) Previous issue date: 2016-08-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinoppt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee3Feistel, Roseli Adriana Blümke-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516673002046226pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2481082625484699pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa realizada com bolsistas, do PIBID, que desenvolvem atividades em três escolas no município de Sinop (MT). O espaço do PIBID permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância de Ciências, nas leituras e na prática da habilidade de interpretação. Neste contexto, a formação de professores transforma-se em elemento-chave para uma reforma do sistema educativo, onde a formação inicial é importante instrumento de fundamentação teórica necessária ao desempenho do trabalho docente. Assim, considerando que o professor é o sujeito do seu processo de formação e que as iniciativas neste campo têm levado em conta as suas reflexões, este estudo teve a pretensão de analisar as contribuições do PIBID na formação dos licenciandos bolsistas, no contexto das ações desenvolvidas no Subprojeto Interdisciplinar, através de um questionário aplicado aos doze licenciandos da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) nas áreas de Química, Física e Matemática, ora qualitativamente entende-se que a formação de professores, bem como seus reflexos no desenvolvimento da educação de qualidade, pode-se constatar e considerar que a educação deve continuar a ser uma sólida base de sustentação para a educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordExperiênciaspt_BR
dc.subject.keywordFormação Inicialpt_BR
dc.subject.keywordPIBIDpt_BR
dc.subject.keyword2Experiencespt_BR
dc.subject.keyword2Initial formationpt_BR
dc.subject.keyword2PIBIDpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_IVONE DE OLIVEIRA LOPES.pdf680.41 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.