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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop
Autor(es): Lopes, Ivone de Oliveira
Orientador(a): Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa realizada com bolsistas, do PIBID, que desenvolvem atividades em três escolas no município de Sinop (MT). O espaço do PIBID permite aos alunos o aprendizado prático, baseado na diversidade de atividades, nas reflexões sobre a importância de Ciências, nas leituras e na prática da habilidade de interpretação. Neste contexto, a formação de professores transforma-se em elemento-chave para uma reforma do sistema educativo, onde a formação inicial é importante instrumento de fundamentação teórica necessária ao desempenho do trabalho docente. Assim, considerando que o professor é o sujeito do seu processo de formação e que as iniciativas neste campo têm levado em conta as suas reflexões, este estudo teve a pretensão de analisar as contribuições do PIBID na formação dos licenciandos bolsistas, no contexto das ações desenvolvidas no Subprojeto Interdisciplinar, através de um questionário aplicado aos doze licenciandos da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) nas áreas de Química, Física e Matemática, ora qualitativamente entende-se que a formação de professores, bem como seus reflexos no desenvolvimento da educação de qualidade, pode-se constatar e considerar que a educação deve continuar a ser uma sólida base de sustentação para a educação.
Resumo em lingua estrangeira: This work is a survey of Fellows, the PIBID who develop activities in three schools in the municipality of Sinop (MT). The space PIBID allows students practical learning, based on the diversity of activities, the reflections on the importance of Sciences, the readings and practice of interpreting skill. In this context, teacher training becomes a key element for a reform of the education system, where initial training is important theoretical foundation instrument necessary for the performance of teaching. Thus, considering that the teacher is the subject of the process of training and initiatives in this field have taken into account their reflections, this study had the intention to analyze the PIBID contributions in the training of fellows licentiate in the context of actions taken the Subproject Interdisciplinary through a questionnaire applied to the twelve undergraduate of the Federal University Mato Grosso (UFMT) in the areas of Chemistry, Physics and Mathematics, either qualitatively it is understood that the training of teachers, as well as its effects on the development of quality education it can be seen and consider that education should remain a solid base of support for education
Palavra-chave: Experiências
Formação Inicial
PIBID
Palavra-chave em lingua estrangeira: Experiences
Initial formation
PIBID
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Química - CUS
Referência: LOPES, Ivone de Oliveira. O PIBID na formação dos licenciandos em Ciências e Matemática da UFMT–Sinop. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2689
Data defesa documento: 19-Aug-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

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