Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Leliane Lorena de-
dc.date.accessioned2022-11-16T21:51:04Z-
dc.date.available2016-08-19-
dc.date.available2022-11-16T21:51:04Z-
dc.date.issued2016-08-18-
dc.identifier.citationBARROS, Leliane Lorena de. A história da Química no ensino básico de nível médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2690-
dc.description.abstractChemistry is a science in constant transformation and its concepts also change with time, but everything we know today has a story, so why not use it as help in explanation of content in high school classes. This work has the aim to understand how the history of chemistry can be used in high school Chemistry classes, the information was acquired by bibliographic and research along to teachers through a focus group. In addition to bringing a proposal for a didactic sequence to contribute in teaching chemistry. In this study it was possible to notice that the history of chemistry is a great tool to enhance the learning of students in addition to providing scientific knowledge, the information collected with the teachers served as motivation for construction of didactic sequence, because you can't just raise a problem we need to help solve it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T18:36:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2016_LELIANE LORENA DE BARROS.pdf: 1088336 bytes, checksum: 02a4b1b45fccce7c89641f05555f1ed3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T21:50:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_LELIANE LORENA DE BARROS.pdf: 1088336 bytes, checksum: 02a4b1b45fccce7c89641f05555f1ed3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T21:50:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2016_LELIANE LORENA DE BARROS.pdf: 1088336 bytes, checksum: 02a4b1b45fccce7c89641f05555f1ed3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T21:51:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2016_LELIANE LORENA DE BARROS.pdf: 1088336 bytes, checksum: 02a4b1b45fccce7c89641f05555f1ed3 (MD5) Previous issue date: 2016-08-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA história da Química no ensino básico de nível médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee3Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.description.resumoA Química é uma Ciência em constante transformação e seus conceitos, também, mudam com o tempo, tudo que hoje conhecemos tem uma história, então porque não utilizar dela como auxilio na explicação de conteúdos nas aulas do ensino médio. E este trabalho tem o objetivo principal compreender como a História da Química pode ser utilizada nas aulas de Química do Ensino Médio. As informações foram adquiridas por pesquisas bibliográficas e juntamente aos professores através de um grupo focal, além de trazer uma proposta de sequência didática para contribuir no ensino de Química. Na realização deste trabalho foi possível perceber que a história da Química é uma ótima ferramenta para aprimorar o aprendizado dos alunos além de fornecer conhecimento científico. As informações colhidas com os professores serviram de motivação para construção da sequência didática, pois não se pode apenas levantar um problema é preciso ajudar a resolvê-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordHistoricidadept_BR
dc.subject.keywordQuímicapt_BR
dc.subject.keywordSequência Didáticapt_BR
dc.subject.keyword2Historicitypt_BR
dc.subject.keyword2Chemistrypt_BR
dc.subject.keyword2Didactic Sequencept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_LELIANE LORENA DE BARROS.pdf1.06 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.