Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A história da Química no ensino básico de nível médio |
Autor(es): | Barros, Leliane Lorena de |
Orientador(a): | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Dresch, Mauro André |
Membro da Banca: | Guilardi Junior, Felicio |
Resumo : | A Química é uma Ciência em constante transformação e seus conceitos, também, mudam com o tempo, tudo que hoje conhecemos tem uma história, então porque não utilizar dela como auxilio na explicação de conteúdos nas aulas do ensino médio. E este trabalho tem o objetivo principal compreender como a História da Química pode ser utilizada nas aulas de Química do Ensino Médio. As informações foram adquiridas por pesquisas bibliográficas e juntamente aos professores através de um grupo focal, além de trazer uma proposta de sequência didática para contribuir no ensino de Química. Na realização deste trabalho foi possível perceber que a história da Química é uma ótima ferramenta para aprimorar o aprendizado dos alunos além de fornecer conhecimento científico. As informações colhidas com os professores serviram de motivação para construção da sequência didática, pois não se pode apenas levantar um problema é preciso ajudar a resolvê-lo. |
Resumo em lingua estrangeira: | Chemistry is a science in constant transformation and its concepts also change with time, but everything we know today has a story, so why not use it as help in explanation of content in high school classes. This work has the aim to understand how the history of chemistry can be used in high school Chemistry classes, the information was acquired by bibliographic and research along to teachers through a focus group. In addition to bringing a proposal for a didactic sequence to contribute in teaching chemistry. In this study it was possible to notice that the history of chemistry is a great tool to enhance the learning of students in addition to providing scientific knowledge, the information collected with the teachers served as motivation for construction of didactic sequence, because you can't just raise a problem we need to help solve it. |
Palavra-chave: | Historicidade Química Sequência Didática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historicity Chemistry Didactic Sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Química - CUS |
Referência: | BARROS, Leliane Lorena de. A história da Química no ensino básico de nível médio. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2690 |
Data defesa documento: | 18-Ago-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2016_LELIANE LORENA DE BARROS.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.