Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Evonete Aparecida Ramos dos-
dc.date.accessioned2022-11-25T20:17:14Z-
dc.date.available2016-04-15-
dc.date.available2022-11-25T20:17:14Z-
dc.date.issued2016-04-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Evonete Aparecida Ramos dos. Jogos teatrais no ensino da tabela periódica para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2719-
dc.description.abstractThis monograph aims to describe the activities developed with the JSCA students "Benedito Sant'Ana da Silva Freire”, EMEB extension "Rodrigo Damasceno", municipality of Sinop, Mato Grosso, in two classes of the second year of high school in the school year 2014 . This work is based on the use of theater as a teaching tool to pass content about periodic table through the dramatization of its construction history over time. It was prepared two theater scripts, written, in a fun way describing all the development path of the periodic table, with the target to teach chemistry to students during the assembly and presentation of the play. The results showed a pleasant learning content. This experience, according to students, made the chemical learning in a meaningful and joyful way and the activities in the room made them realize the importance of working in a group. It was also found that through this activity the awareness of the difficulties faced by students and teachers of adult education in night classes, once most students work during the day and get tired for class. It was observed, initially, that the students were resistant to take part not worth note, and also many said they were tired to carry out the activities. Even though, they participated with great creativity and the final evaluations, expressed that they enjoyed the theater activity and that this contributed greatly to the learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-23T20:37:46Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_EVONETE APARECIDA RAMOS DOS SANTOS.pdf: 647347 bytes, checksum: 5f9be5fe6885c6152acda949b961277a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-25T20:16:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_EVONETE APARECIDA RAMOS DOS SANTOS.pdf: 647347 bytes, checksum: 5f9be5fe6885c6152acda949b961277a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-25T20:17:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_EVONETE APARECIDA RAMOS DOS SANTOS.pdf: 647347 bytes, checksum: 5f9be5fe6885c6152acda949b961277a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T20:17:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_EVONETE APARECIDA RAMOS DOS SANTOS.pdf: 647347 bytes, checksum: 5f9be5fe6885c6152acda949b961277a (MD5) Previous issue date: 2016-04-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos teatrais no ensino da tabela periódica para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee1Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee2Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee3Gimenez, Hercules-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0252880619643550pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6424449585284074pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia objetiva descrever as atividades desenvolvidas com os estudantes CEJA “Benedito Sant´Ana da Silva Freire”, extensão EMEB “Rodrigo Damasceno”, município de Sinop, Mato Grosso, em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio, no ano letivo de 2014. Este trabalho se baseia na aplicação do teatro como ferramenta didática para ensino da química, através da dramatização da história da construção da Tabela periódica ao longo do tempo. Foram elaborados dois roteiros de teatro, de autoria própria, os quais retratavam, de maneira divertida, toda a trajetória de elaboração da tabela periódica, com o intuito de ensinar Química aos estudantes durante a montagem e a apresentação das peças. Os resultados demonstraram uma aprendizagem prazerosa do conteúdo. Essa experiência, de acordo os estudantes, fez com que a Química fosse aprendida de maneira significativa e alegre. As atividades desenvolvidas na sala os fizeram perceber a importância de se trabalhar em grupo. Percebemos também, as dificuldades enfrentadas por alunos e professores da EJA nas aulas noturnas, uma vez que a maioria dos alunos trabalha durante o dia e mostra-se cansados para as aulas. Foi observado, inicialmente, que os estudantes estavam resistentes em participar por não valer nota, e também muitos se diziam cansados para desenvolver as atividades. Mesmo assim, participaram com muita criatividade e, nas avaliações finais, manifestaram ter gostado da atividade do teatro e que isso contribuiu muito para o aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.keywordTeatro no Ensinopt_BR
dc.subject.keywordTabela Periódicapt_BR
dc.subject.keyword2Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Theatre in Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Periodic Tablept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_EVONETE APARECIDA RAMOS DOS SANTOS.pdf632.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.