Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2725
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bell Hooks e Paulo Freire : educando para a liberdade
Autor(es): Lima, Giulia Santos de
Orientador(a): Silva, Alécio Donizete da
Membro da Banca: Silva, Alécio Donizete da
Membro da Banca: Jesus, Rodrigo Marcos de
Resumo : O presente trabalho se propõe a estudar a trajetória e construção do pensamento intelectual da filósofa, pedagoga e escritora feminista bell hooks, assim como a colaboração da filosofia de Paulo Freire para a sua teoria libertadora. Dessa forma, buscou-se compreender a história da autora abordada e a influência de sua experiência para o desenvolvimento de sua obra. Assim como, a análise da relação entre o pensamento de bell hooks e Paulo Freire no desenvolvimento da noção de educação como prática da liberdade a partir da pedagogia crítica engajada e sua relação com as dinâmicas de classe, raça e gênero, como forma de compreender e combater as estruturas dominantes.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims to study the trajectory and construction of the intellectual thought of the feminist philosopher, pedagogue and writer bell hooks, as well as the contribution of Paulo Freire's philosophy to her liberating theory. Thus, we sought to understand the story of the author approached and the influence of her experience for the development of her work. As well as, an analysis of the relationship between the thought of bell hooks and Paulo Freire in the development of the notion of education as a practice of freedom from an engaged critical pedagogy and its relationship with the dynamics of class, race and gender, as a way of understanding and fighting as dominant structures.
Palavra-chave: Educação como prática da liberdade
Pedagogia crítica engajada
Raça
Gênero
Classe
Estruturas dominantes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education as a practice of freedom
Engaged critical pedagogy
Breed
Genre
Class
Dominant structures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Filosofia - CUC - Licenciatura
Referência: LIMA, Giulia Santos de. Bell Hooks e Paulo Freire: educando para a liberdade. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2725
Data defesa documento: 5-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf347.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.