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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Ana Paula de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T18:17:45Z | - |
dc.date.available | 2021-07-23 | - |
dc.date.available | 2022-12-06T18:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Paula. Formar o homem ou cidadão segundo Jean Jacques Rousseau. 2021. [26] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2726 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formar o homem ou cidadão segundo Jean Jacques Rousseau | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spezzapria, Mario | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0477073552841337 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Spezzapria, Mario | - |
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dc.contributor.referee2 | Jesus, Rodrigo Marcos de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3723301504388195 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2390168600973897 | pt_BR |
dc.description.resumo | O principal objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar um estudo sobre o filosofo Rousseau, a partir de uma frase do seu livro Emilio ou da Educação, o qual ele indaga a questão de se “Forma o Homem Ou O Cidadão”. Partindo desta questão foi necessário fazer uma pesquisa em sites, periódicos, teses e outros quanto a sua visão e a visão de diversos autores sobre a questão apresentada. As reflexões que apresentamos neste estudo são as composições finais do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual é apresentado ao curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso. Ao abordar Rousseau e suas perspectivas da formação educacional do Homem em sua época, fica nítido, que o mesmo tinha inúmeras criticas e uma visão contraria aos métodos adotados, o seu livro Emilio ou da Educação tornou-se historicamente um dos melhores tratados educacionais já elaborados e um ponta pé de partida para diversos estudos na área educacional. O filosofo defendia que o homem deveria desenvolver-se naturalmente sem ter a influencia de outro, pois ele considerava que a sociedade somente corrompia o homem. Em seus diversos estudos e discursos ele trazia criticas a politica, as politicas públicas e a desigualdade social vivenciadas na sua época, para ele o “poder deveria emanar do povo”, esta frase de Rousseau faz parte da nossa Carta Magna de 1988. O que este estudo procura demonstrar é que embora o Filosofo Rousseau tenha vivido e escrito seus trabalhos no século 18, inúmeras das questões apresentadas e discutidas por ele são tão atuais quanto. E seus estudos contribuíram para diversas mudanças na forma de se gerir as politicas educacionais com o passar dos séculos. As contribuições de Rousseau ecoam na politica e na educação, ate os nossos dias atuais, e podemos ver tão nítido que para a educação foi de suma importância, tanto que as crianças na atualidade podem se desenvolver de forma natural trazendo seus conhecimentos prévios como contribuição para seu desenvolvimento motor, social e cognitivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Filosofia - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | . | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Filosofia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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