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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2726
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formar o homem ou cidadão segundo Jean Jacques Rousseau |
Autor(es): | Silva, Ana Paula de Almeida |
Orientador(a): | Spezzapria, Mario |
Membro da Banca: | Spezzapria, Mario |
Membro da Banca: | Jesus, Rodrigo Marcos de |
Resumo : | O principal objetivo deste trabalho de pesquisa foi realizar um estudo sobre o filosofo Rousseau, a partir de uma frase do seu livro Emilio ou da Educação, o qual ele indaga a questão de se “Forma o Homem Ou O Cidadão”. Partindo desta questão foi necessário fazer uma pesquisa em sites, periódicos, teses e outros quanto a sua visão e a visão de diversos autores sobre a questão apresentada. As reflexões que apresentamos neste estudo são as composições finais do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual é apresentado ao curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso. Ao abordar Rousseau e suas perspectivas da formação educacional do Homem em sua época, fica nítido, que o mesmo tinha inúmeras criticas e uma visão contraria aos métodos adotados, o seu livro Emilio ou da Educação tornou-se historicamente um dos melhores tratados educacionais já elaborados e um ponta pé de partida para diversos estudos na área educacional. O filosofo defendia que o homem deveria desenvolver-se naturalmente sem ter a influencia de outro, pois ele considerava que a sociedade somente corrompia o homem. Em seus diversos estudos e discursos ele trazia criticas a politica, as politicas públicas e a desigualdade social vivenciadas na sua época, para ele o “poder deveria emanar do povo”, esta frase de Rousseau faz parte da nossa Carta Magna de 1988. O que este estudo procura demonstrar é que embora o Filosofo Rousseau tenha vivido e escrito seus trabalhos no século 18, inúmeras das questões apresentadas e discutidas por ele são tão atuais quanto. E seus estudos contribuíram para diversas mudanças na forma de se gerir as politicas educacionais com o passar dos séculos. As contribuições de Rousseau ecoam na politica e na educação, ate os nossos dias atuais, e podemos ver tão nítido que para a educação foi de suma importância, tanto que as crianças na atualidade podem se desenvolver de forma natural trazendo seus conhecimentos prévios como contribuição para seu desenvolvimento motor, social e cognitivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | . |
Palavra-chave: | . |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Curso: | Filosofia - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Ana Paula. Formar o homem ou cidadão segundo Jean Jacques Rousseau. 2021. [26] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2726 |
Data defesa documento: | 22-Mai-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Filosofia - Licenciatura |
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