Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2743
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Efeitos da Prednisona em diferentes tempos de tratamentos nos biomarcadores metabólicos de ratos Wistar
Autor(es): Domenis, Paula Procópio
Orientador(a): Bisinoto, Larissa Daiane Lima
Coorientador: Campos, Kleber Eduardo de
Membro da Banca: Bisinoto, Larissa Daiane Lima
Membro da Banca: Campos, Kleber Eduardo de
Membro da Banca: Souto, Paula Cristina de Souza
Resumo : A prednisona é um medicamento anti-inflamatório muito utilizado para o tratamento de diversas doenças, apesar disso, há inúmeros efeitos adversos relacionados ao seu uso, como a alteração no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, gerando assim interesse em avaliar a influência do tempo de tratamento e a dose utilizada no organismo. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da prednisona em diferentes tempos de tratamento nos biomarcadores metabólicos. Para isso foram utilizados 32 ratos machos da linhagem Wistar, os quais foram divididos em 4 grupos: P7, P14, P28 e P56, onde cada grupo recebeu diariamente a dose de prednisona na concentração de 5 mg/Kg/dia por respectivamente: 7, 14, 28 e 56 dias. Foram avaliados o peso corpóreo, consumo hídrico e alimentar, bem como a glicemia no início e no final do experimento. No último dia foi realizado a contagem total e diferencial de leucócitos. Após a morte dos animais foram coletados cirurgicamente os órgãos afim de estimar seu peso relativo, bem como coleta de sangue para obter o soro para as análises de parâmetros bioquímicos. Os dados foram considerados estatísticos quando p<0,05. Houve diminuição nos leucócitos totais dos grupos P28 e P56 quando comparado aos demais grupos. Na contagem diferencial de leucócitos houve alterações em todos os tipos de células. Em relação ao peso corpóreo, ocorreu um aumento nos dados finais do grupo P28 e P56 quando comparados com o inicial dos mesmos; houve uma diminuição do consumo hídrico inicial do grupo P14 comparado com o grupo P7 e também um aumento desse consumo nos grupos P28 e P56 quando comparados ao grupo P14. Em relação ao consumo hídrico final houve uma diminuição do grupo P56 quando comparado com o grupo P28. No consumo alimentar, percebe-se um aumento na ingestão alimentar inicial nos grupos P28 e P56 comparados ao grupo P14. Houve uma diminuição na glicemia final no grupo P14 quando comparados ao grupo P7, além de um aumento no grupo P28 em comparação com o grupo P7. Também foi observado uma elevação nos grupos P28 e P56 em relação ao grupo P14. Não houve diferenças estatísticas no peso relativo dos órgãos, bem como nos biomarcadores como proteínas totais, creatinina, alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST), apenas diminuição da albumina dos grupos P28 e P56 em relação ao grupo P14. Podemos concluir que tempos maiores de tratamento são responsáveis pelas alterações no metabolismo.
Palavra-chave: Prednisona
rato
metabolismo
imunossupressão
CNPq: CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Biomedicina - CUA
Referência: DOMENIS, Paula Procópio. Efeitos da Prednisona em diferentes tempos de tratamentos nos biomarcadores metabólicos de ratos Wistar. 2022. 39 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2743
Data defesa documento: 24-Feb-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_PAULA_PROCOPIO_DOMENIS.pdf2.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.