Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2757
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O impacto da pandemia de COVID-19 nos estudantes de graduação de biomedicina da Universidade Federal de Mato Grosso |
Autor(es): | Santos, Milena Biguetti dos |
Orientador(a): | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Fonseca Filho, Paulo Roberto da |
Membro da Banca: | Carvalho, Heloisa Lima de |
Resumo : | Com a pandemia de COVID-19, se fez necessário medidas restritivas para impedir a propagação do coronavírus. Uma dessas medidas foi o fechamento de instituições de ensino, o que deu início ao ensino remoto, por tempo indeterminado. Estudos mostraram que o isolamento social causado pela pandemia, afetou o bem-estar e a saúde mental dos estudantes. Além disso, o desempenho dos estudantes no ensino remoto não se igualou ao em sala de aula. Deste modo, o presente estudo avaliou o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental, desempenho no ensino remoto, desistência/trancamento do curso e na socialização nos estudantes de graduação do curso de Biomedicina do Campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso. A amostra foi composta por 60 estudantes, do primeiro até o quarto ano do curso, com faixa etária dos 18 até 36 anos, sendo 85% estudantes do sexo feminino e 15% do sexo masculino que iniciaram a graduação em 2016, 2017, 2018 e 2019. Os resultados deste estudo foram obtidos através dos dados levantados pelo formulário que os alunos preencheram de forma on-line e/ou presencial. O formulário foi construído com base em formulários já preexistentes na literatura que abordam nuances da vida universitária como desempenho acadêmico, saúde mental, pandemia, depressão e ansiedade. Os resultados mostraram que os alunos tiveram desempenho acadêmico inferior ao do período pré pandemia e que o ensino remoto diminuiu a disposição para as atividades acadêmicas. Além de que os estudantes se encontraram mais adoecidos mentalmente. Com esses achados, concluiu-se que o impacto da pandemia de COVID-19 afetou negativamente o desempenho acadêmico e a saúde mental dos alunos de biomedicina da Universidade Federal de Mato Grosso. |
Resumo em lingua estrangeira: | With the COVID-19 pandemic, restrictive measures were necessary to prevent the spread of the coronavirus. One of these measures was the closure of educational institutions, which initiated indefinite remote education. Studies have shown that the social isolation caused by the pandemic has affected the students' well-being and mental health. Furthermore, the performance of students in remote learning did not match that in the face-to-face classroom. Thus, the present study evaluated the impact of the COVID-19 pandemic on mental health, performance in remote teaching, course dropout, and socialization in undergraduate students of the Biomedicine course at the Araguaia Campus of the Federal University of Mato Grosso. The sample was composed of 60 students, from the first to the fourth year of the course, with an age range of 18 to 36 years, being 85% female and 15% male students who started the undergraduate course in 2016, 2017, 2018 and 2019. The results of this study were obtained through the data raised by the form that the students filled out online and/or in person. The form was constructed based on pre-existing forms in the literature that address nuances of college life such as academic performance, mental health, pandemic, depression, and anxiety. The results showed that students had a lower academic performance than in the pre-pandemic period and remote learning decreased willingness for academic activity. Likewise, students were found to be more mentally ill. These findings concluded that the impact of the COVID-19 pandemic negatively affected the academic performance and mental health of biomedical students at the Federal University of Mato Grosso. |
Palavra-chave: | pandemia desempenho acadêmico saúde mental ensino remoto estudantes de graduação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | pandemic academic performance mental health remote education undergraduate students |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Biomedicina - CUA |
Referência: | SANTOS, Milena Biguetti dos. O impacto da pandemia de COVID-19 nos estudantes de graduação de biomedicina da Universidade Federal de Mato Grosso. 2022. 43 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2757 |
Data defesa documento: | 9-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Biomedicina - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Milena_Biguetti_dos_Santos.pdf | 3.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.