Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Matheus Guimarães-
dc.date.accessioned2022-12-22T11:23:02Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2022-12-22T11:23:02Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Matheus Guimarães. Índice de caminhabilidade (IC): estudo de mobilidade urbana no Setor Ceará em Aragarças – GO. 2022. 86 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2777-
dc.description.abstractThe habit of walking promotes interaction with the environment, making it a sustainable and economical practice, minimizing the use of motorized transport. For this, urban planning consistent with the real conditions of the region is necessary, placing pedestrians as a priority. Urban roads must be accessible and suitable for people to travel on foot. Thus, the Walkability Index (CI) was created, which measures the mobility and accessibility of urban roads using indicators. The general objective of the work was to determine the walkability index for the Ceará Sector in the city of Aragarças - GO. The CI was adapted from different studies and used in the works of Varajão (2019) and Paixão (2021), consisting of 17 indicators. The collected data were converted into grades for each sidewalk segment and applied in the formulation to obtain the average value of each index for that area. The notes of each indicator were presented using maps, and through their coloring it is possible to observe the places that need more attention. The best grades were for noise pollution indicators, sidewalk width, solid waste collection and leveling. Meanwhile, the lowest scores were for the indicators of crossings, lighting, accessibility, public use, shelter, facades, pedestrian flow and furniture. Finally, a typical design of a sidewalk segment is presented as a suggestion for improvements in the region.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2022-12-21T13:06:44Z No. of bitstreams: 1 TCC - MATHEUS GUIMARAES RODRIGUES.pdf: 6248906 bytes, checksum: 3564d945053ebca61a4da1d0ef5e8ee5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-12-22T11:23:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - MATHEUS GUIMARAES RODRIGUES.pdf: 6248906 bytes, checksum: 3564d945053ebca61a4da1d0ef5e8ee5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-22T11:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - MATHEUS GUIMARAES RODRIGUES.pdf: 6248906 bytes, checksum: 3564d945053ebca61a4da1d0ef5e8ee5 (MD5) Previous issue date: 2022-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleÍndice de caminhabilidade (IC): estudo de mobilidade urbana no Setor Ceará em Aragarças – GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rezende, Greyce Bernardes de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587374827721460pt_BR
dc.contributor.referee1Rezende, Greyce Bernardes de Mello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9587374827721460pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Igor Aureliano Miranda Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439142704117522pt_BR
dc.contributor.referee3Steffen, Patrícia Cristina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357519545556977pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7512847171498187pt_BR
dc.description.resumoO hábito de caminhar promove uma interação com o ambiente, tornando uma prática sustentável e econômica, minimizando o uso de transporte motorizado. Para isso, é necessário um planejamento urbano condizente com as reais condições da região, colocando o pedestre como prioridade. As vias urbanas devem ser acessíveis e adequadas para a realização do deslocamento das pessoas a pé. Dessa forma, foi criado o Índice de Caminhabilidade (IC), que por meio de indicadores mede a mobilidade e a acessibilidade das vias urbanas. O objetivo geral do trabalho foi determinar o índice de caminhabilidade para o Setor Ceará na cidade de Aragarças – GO. O IC foi adaptado de pesquisas diferentes e utilizados nos trabalhos de Varajão (2019) e Paixão (2021), sendo composto por 17 indicadores. Os dados coletados foram convertidos em notas para cada segmento de calçada e aplicados na formulação para obtenção do valor médio de cada índice para aquela área. Por meio de mapas foram apresentadas as notas de cada indicador, e através de sua coloração é possível observar os locais que necessitam maior atenção. As melhores notas foram dos indicadores de poluição sonora, largura da calçada, coleta de resíduos sólidos e nivelamento. Enquanto, as notas mais baixas foram dos indicadores de travessias, iluminação, acessibilidade, uso público, abrigo, fachadas, fluxo de pedestres e mobiliário. Por fim, é apresentado um projeto-tipo de um segmento de calçada como sugestão de melhorias na região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordCaminhabilidadept_BR
dc.subject.keywordpedestrespt_BR
dc.subject.keywordcalçadaspt_BR
dc.subject.keywordíndice de caminhabilidadept_BR
dc.subject.keyword2Walkabilitypt_BR
dc.subject.keyword2pedestrianspt_BR
dc.subject.keyword2sidewalkspt_BR
dc.subject.keyword2walkability indexpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MATHEUS GUIMARAES RODRIGUES.pdf6.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.