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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2777
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Índice de caminhabilidade (IC): estudo de mobilidade urbana no Setor Ceará em Aragarças – GO |
Autor(es): | Rodrigues, Matheus Guimarães |
Orientador(a): | Rezende, Greyce Bernardes de Mello |
Membro da Banca: | Rezende, Greyce Bernardes de Mello |
Membro da Banca: | Campos, Igor Aureliano Miranda Silva |
Membro da Banca: | Steffen, Patrícia Cristina |
Resumo : | O hábito de caminhar promove uma interação com o ambiente, tornando uma prática sustentável e econômica, minimizando o uso de transporte motorizado. Para isso, é necessário um planejamento urbano condizente com as reais condições da região, colocando o pedestre como prioridade. As vias urbanas devem ser acessíveis e adequadas para a realização do deslocamento das pessoas a pé. Dessa forma, foi criado o Índice de Caminhabilidade (IC), que por meio de indicadores mede a mobilidade e a acessibilidade das vias urbanas. O objetivo geral do trabalho foi determinar o índice de caminhabilidade para o Setor Ceará na cidade de Aragarças – GO. O IC foi adaptado de pesquisas diferentes e utilizados nos trabalhos de Varajão (2019) e Paixão (2021), sendo composto por 17 indicadores. Os dados coletados foram convertidos em notas para cada segmento de calçada e aplicados na formulação para obtenção do valor médio de cada índice para aquela área. Por meio de mapas foram apresentadas as notas de cada indicador, e através de sua coloração é possível observar os locais que necessitam maior atenção. As melhores notas foram dos indicadores de poluição sonora, largura da calçada, coleta de resíduos sólidos e nivelamento. Enquanto, as notas mais baixas foram dos indicadores de travessias, iluminação, acessibilidade, uso público, abrigo, fachadas, fluxo de pedestres e mobiliário. Por fim, é apresentado um projeto-tipo de um segmento de calçada como sugestão de melhorias na região. |
Resumo em lingua estrangeira: | The habit of walking promotes interaction with the environment, making it a sustainable and economical practice, minimizing the use of motorized transport. For this, urban planning consistent with the real conditions of the region is necessary, placing pedestrians as a priority. Urban roads must be accessible and suitable for people to travel on foot. Thus, the Walkability Index (CI) was created, which measures the mobility and accessibility of urban roads using indicators. The general objective of the work was to determine the walkability index for the Ceará Sector in the city of Aragarças - GO. The CI was adapted from different studies and used in the works of Varajão (2019) and Paixão (2021), consisting of 17 indicators. The collected data were converted into grades for each sidewalk segment and applied in the formulation to obtain the average value of each index for that area. The notes of each indicator were presented using maps, and through their coloring it is possible to observe the places that need more attention. The best grades were for noise pollution indicators, sidewalk width, solid waste collection and leveling. Meanwhile, the lowest scores were for the indicators of crossings, lighting, accessibility, public use, shelter, facades, pedestrian flow and furniture. Finally, a typical design of a sidewalk segment is presented as a suggestion for improvements in the region. |
Palavra-chave: | Caminhabilidade pedestres calçadas índice de caminhabilidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Walkability pedestrians sidewalks walkability index |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Engenharia Civil - CUA |
Referência: | RODRIGUES, Matheus Guimarães. Índice de caminhabilidade (IC): estudo de mobilidade urbana no Setor Ceará em Aragarças – GO. 2022. 86 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2777 |
Data defesa documento: | 1-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
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