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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2820
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação interprofissional e a otimização do serviço de atenção básica em Pontal do Araguaia |
Autor(es): | Peres, Juliana Gonçalves Camilo |
Orientador(a): | Pereira, Queli Lisiane Castro |
Membro da Banca: | Pereira, Queli Lisiane Castro |
Membro da Banca: | Massmann, Patricia Fernandes |
Membro da Banca: | Ferreira, Adriano Borges |
Resumo : | Os paradigmas ultrapassados que cercam o modelo de educação das instituições acadêmicas têm revelado falhas em relação à formação do profissional de saúde. Neste sentido, pode-se constatar que o modelo de formação hospitalocêntrico é problematizador por conter em suas características a centralização de uma só profissão não havendo contato Ou troca de experiências com cursos de graduação diferentes na área da saúde, além disso, esse modelo reflete na falta de pensamento critico, olhar holístico e raciocínio clínico do estudante. Este estudo traz como resolução a esse problema, a formação do profissional de saúde pela Educação Interprofissional (EIP), pois a ElP apresenta como objetivo a reorganização dos serviços de saúde de modo a promover as práticas colaborativas entre os profissionais de saúde, assim como, possibilitar um cuidado mais efetivo, e integral a segurança do paciente. Assim surge o PET Saúde/Interprofissionalidade um instrumento que fomenta o aprendizado por experiências problematizadoras nos locais de trabalho em saúde com foco na interprofissionalidade. A partir desse contexto, expõe-se o objetivo do trabalho: investigar a ocorrência da otimização dos serviços e a ações de saúde direcionadas as gestantes e aos portadores de Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na atenção básica em Pontal do Araguaia - MT a partir das atividades indutoras da ElP. Para atingir esse objetivo, utilizou-se da metodologia exploratória, descritiva e intervencionista, pois o pesquisador realiza a coleta de dados diretamente no contexto da vida real dos atores sociais/colaboradores. Os resultados apresentados evidenciam uma melhora significativa no atendimento à saúde dessa população, pois durante esses 2 anos houve o desenvolvimento de competências colaborativas e trabalho em equipe, estes possuem um poder de transformação frente à fragmentação do cuidado e como meio de estabelecimento de sistemas integrados de saúde. |
Palavra-chave: | Educação interprofissional Práticas Interdisciplinares Comunicação lnterdisciplinar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Enfermagem - CUA |
Referência: | PERES, Juliana Gonçalves Camilo. Educação interprofissional e a otimização do serviço de atenção básica em Pontal do Araguaia. 2022. 29 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2820 |
Data defesa documento: | 23-Nov-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Enfermagem - Araguaia |
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