Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2839
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da influência do coprocessamento nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em um forno de clínquer
Autor(es): Sasaki, Karina Miho
Orientador(a): Oliveira, Mauro Lúcio Naves
Coorientador: Sá, Jéssica Mendes de
Membro da Banca: Oliveira, Mauro Lucio Naves
Membro da Banca: Gasparelo, Samuel Volpato
Membro da Banca: Sá, Jéssica Mendes de
Resumo : Embora a reação do clínquer seja exotérmica, o processo de produção do cimento como um todo é altamente endotérmico, de forma que o consumo de combustível para manutenção dessa temperatura é um fator importante dos custos do processo industrial. O coprocessamento de resíduos surge como uma alternativa econômica ao coque de petróleo, também como uma solução ambiental para a destinação de resíduos sólidos e na redução na emissão de poluentes atmosféricos. As emissões de NOx dos fornos de clínquer são significativas devido ao próprio processo de produção de cimento, que exige alta temperatura, propícia para formação de NO térmico, além do alto consumo de combustível, que dependendo da sua composição química, pode gerar NO do combustível. Esse estudo avaliou a influência do coprocessamento nas emissões de NOx em determinado forno de línquer, utilizando-se da técnica de análise de regressão, a partir de dados operacionais obtidos. Os resultados demonstraram tendência positiva para o uso do coprocessamento na redução da emissão de NOx como substituto térmico ao coque de petróleo.
Resumo em lingua estrangeira: Although the clinker reaction is exothermic, the cement production process as a whole is highly endothermic, so that fuel consumption to maintain this temperature is an important factor in the costs of the industrial process. Waste co-processing emerges as an economical alternative to petroleum coke, as well as an environmental solution for the disposal of solid waste and reduction in the emission of atmospheric pollutants. emissions of NOx from clinker kilns are significant due to the cement production process itself, which requires high temperature, conducive to the formation of thermal NO, in addition to high fuel consumption, which depending on its chemical composition, can generate NO in the fuel. This study evaluated the influence of co-processing on NOx emissions in a certain linker kiln, using the regression analysis technique, based on operational data obtained. You results showed a positive trend towards the use of co-processing to reduce NOx emissions as a thermal substitute for petroleum coke.
Palavra-chave: Produção de cimento
Produção de calor
Processamento de resíduos
Resíduos sólidos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cement manufacturing
generation of heat
Waste management
Solid waste
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia Química - CUVG
Referência: SASAKI, Karina Miho. Avaliação da influência do coprocessamento nas emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) em um forno de clínquer.2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2839
Data defesa documento: 15-Dez-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Química - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Karina Miho Sasaki.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.