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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Revista Capricho : “guia” da masculinidade hegemônica para garotos e garotas
Autor(es): Mata, Tuani Awade Nunes da
Orientador(a): Coêlho, Tamires Ferreira
Coorientador: Machado, Nealla Valentim
Membro da Banca: Coêlho, Tamires Ferreira
Membro da Banca: Machado, Nealla Valentim
Membro da Banca: Araújo, Bruno Bernardo de
Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar como a revista Capricho estabelecia padrões de masculinidade hegemônica (homens heterossexuais, brancos e de alto poder aquisitivo) para garotos, por meio dos denominados “Colírios”, rapazes retratados pelo periódico como modelos de “garoto dos sonhos”, no início dos anos 2010. Para esse trabalho serão analisadas quatro capas da revista e suas respectivas matérias de capa que retratam esse ideal de beleza e comportamento, além de seis edições da sessão “Dúvida de Garotas”, espaço da revista onde os colírios respondiam às perguntas de leitoras sobre relacionamentos. Usaremos a interseccionalidade e a análise de conteúdo (AC), nos moldes propostos por Bardin (2016), como ferramentas para realizar esta pesquisa. Trazemos Joan Scott (1995) para falar sobre os papéis de gênero e seus impactos na sociedade. Podemos perceber, por meio dessa monografia, que a revista Capricho trabalha em um processo que evidencia a masculinidade hegemônica, tanto para moças quanto para os próprios rapazes, que enxergam nos colírios referenciais de como se tornar um “homem de verdade” no início da década de 2010. Nesse processo observamos que a revista ignora classes sociais mais baixas em suas representações de juventude e de gênero, bem como pessoas pretas/negras (homens negros, no caso analisado). O veículo utiliza seu papel como “amiga das leitoras” para influenciar garotas a seguirem ideias conservadoras baseadas em antigos papéis de gênero no âmbito de seus relacionamentos, onde os garotos/homens devem ser prioridade, seguindo a tradição desse tipo de publicação já observada anteriormente por Buitoni.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Gênero
Masculinidade hegemônica
Revistas juvenis
Capricho
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Jornalismo - CUC
Referência: MATA, Tuani Awade Nunes da. Revista Capricho: “guia” da masculinidade hegemônica para garotos e garotas. 2021. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2842
Data defesa documento: 13-Set-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

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