Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Amanda Hionton-
dc.date.accessioned2023-02-16T20:12:03Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-02-16T20:12:03Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Hionton. Propostas para o ensino e aprendizagem de funções inorgânicas por meio de Sequência Didática. 2022. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2845-
dc.description.abstractChemistry classes in high school is complex and hard to understand when not properly contextualized, due it, many students end up developing several difficulties in the learning process and end up not being able to relate the didactic contents with everyday situations. Aiming this problem, this Course Conclusion Work objectives to present a proposal for the teaching of Inorganic Functions to the high school first year, in order to contributes with the teaching practice and the teaching and learning process of students. It is very important for the teacher the development of active methodologies in the classroom that contributes to student learning, so that, in this way, a class with meaningful learning and student participation can be built. In this sense, with the use of a didactic sequence, the teacher has the opportunity to create activities based on the difficulties of the students verificated during the classes and, in this way, to propose a teaching methodology with pedagogical resources that seek to remedy the difficulties encountered, promoting a more efficient and contextualized teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-02-16T18:45:55Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_AMANDA HIONTON SILVA.pdf: 1837518 bytes, checksum: 0082f230c5ec2aea9a02e930ade90187 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-02-16T20:11:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_AMANDA HIONTON SILVA.pdf: 1837518 bytes, checksum: 0082f230c5ec2aea9a02e930ade90187 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2023-02-16T20:11:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_AMANDA HIONTON SILVA.pdf: 1837518 bytes, checksum: 0082f230c5ec2aea9a02e930ade90187 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-16T20:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_AMANDA HIONTON SILVA.pdf: 1837518 bytes, checksum: 0082f230c5ec2aea9a02e930ade90187 (MD5) Previous issue date: 2023-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePropostas para o ensino e aprendizagem de funções inorgânicas por meio de Sequência Didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Viviane Francisca-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681885272873587pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Viviane Francisca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7681885272873587pt_BR
dc.contributor.referee2Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee3Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.description.resumoO ensino de química no Ensino Médio é complexo e de difícil entendimento quando não contextualizado da forma correta, por conta disto, muitos alunos acabam apresentando diversas dificuldades durante a aprendizagem e acabam não conseguindo relacionar os conteúdos didáticos com situações decorrentes do cotidiano. Visando nesta problemática, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar propostas para o ensino das Funções Inorgânicas no 1° ano do Ensino Médio, a fim de contribuir com a prática docente e no ensino e aprendizagem dos alunos. É muito importante que o docente desenvolva metodologias ativas na sala de aula que possam contribuir com a aprendizagem dos alunos, para que, desta forma se construa uma aula com aprendizado significativo e participação dos alunos. Neste sentido, com a utilização de uma sequência didática, o professor tem a oportunidade de criar atividades baseadas nas dificuldades encontradas pelos alunos durante as aulas e, desta forma, propor uma metodologia de ensino com recursos pedagógicos que busquem sanar as dificuldades encontradas promovendo assim um ensino mais eficiente e contextualizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordSequência Didáticapt_BR
dc.subject.keywordFunções Inorgânicaspt_BR
dc.subject.keywordPropostas de Ensinopt_BR
dc.subject.keywordMetodologia Ativaspt_BR
dc.subject.keyword2Didactic Sequencept_BR
dc.subject.keyword2Inorganic Functionspt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Proposalspt_BR
dc.subject.keyword2Active Methodologypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_AMANDA HIONTON SILVA.pdf1.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.