Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2845
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Propostas para o ensino e aprendizagem de funções inorgânicas por meio de Sequência Didática
Autor(es): Silva, Amanda Hionton
Orientador(a): Borges, Viviane Francisca
Membro da Banca: Borges, Viviane Francisca
Membro da Banca: Guilardi Junior, Felicio
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Resumo : O ensino de química no Ensino Médio é complexo e de difícil entendimento quando não contextualizado da forma correta, por conta disto, muitos alunos acabam apresentando diversas dificuldades durante a aprendizagem e acabam não conseguindo relacionar os conteúdos didáticos com situações decorrentes do cotidiano. Visando nesta problemática, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo apresentar propostas para o ensino das Funções Inorgânicas no 1° ano do Ensino Médio, a fim de contribuir com a prática docente e no ensino e aprendizagem dos alunos. É muito importante que o docente desenvolva metodologias ativas na sala de aula que possam contribuir com a aprendizagem dos alunos, para que, desta forma se construa uma aula com aprendizado significativo e participação dos alunos. Neste sentido, com a utilização de uma sequência didática, o professor tem a oportunidade de criar atividades baseadas nas dificuldades encontradas pelos alunos durante as aulas e, desta forma, propor uma metodologia de ensino com recursos pedagógicos que busquem sanar as dificuldades encontradas promovendo assim um ensino mais eficiente e contextualizado.
Resumo em lingua estrangeira: Chemistry classes in high school is complex and hard to understand when not properly contextualized, due it, many students end up developing several difficulties in the learning process and end up not being able to relate the didactic contents with everyday situations. Aiming this problem, this Course Conclusion Work objectives to present a proposal for the teaching of Inorganic Functions to the high school first year, in order to contributes with the teaching practice and the teaching and learning process of students. It is very important for the teacher the development of active methodologies in the classroom that contributes to student learning, so that, in this way, a class with meaningful learning and student participation can be built. In this sense, with the use of a didactic sequence, the teacher has the opportunity to create activities based on the difficulties of the students verificated during the classes and, in this way, to propose a teaching methodology with pedagogical resources that seek to remedy the difficulties encountered, promoting a more efficient and contextualized teaching.
Palavra-chave: Sequência Didática
Funções Inorgânicas
Propostas de Ensino
Metodologia Ativas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Didactic Sequence
Inorganic Functions
Teaching Proposals
Active Methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Curso: Química - CUS
Referência: SILVA, Amanda Hionton. Propostas para o ensino e aprendizagem de funções inorgânicas por meio de Sequência Didática. 2022. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2845
Data defesa documento: 13-Dez-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_AMANDA HIONTON SILVA.pdf1.79 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.