Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Sthefany Gonsalves-
dc.date.accessioned2023-02-17T18:43:36Z-
dc.date.available2023-12-21-
dc.date.available2023-02-17T18:43:36Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Sthefany Gonsalves. Além dos muros das escolas e das gaiolas dos pássaros: a educação ambiental interdisciplinar em espaços não formais para o estudo das aves. 2022. 27 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2857-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-02-17T17:46:12Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf: 3520448 bytes, checksum: bc9fc458290ed7fbb7acd074f5a21465 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-02-17T18:43:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf: 3520448 bytes, checksum: bc9fc458290ed7fbb7acd074f5a21465 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-17T18:43:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf: 3520448 bytes, checksum: bc9fc458290ed7fbb7acd074f5a21465 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleAlém dos muros das escolas e das gaiolas dos pássaros: a educação ambiental interdisciplinar em espaços não formais para o estudo das avespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee1Pascotto, Márcia Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2598684913331235pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee3Colturato, Silvio Cesar Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550182003324637pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5419477302676216pt_BR
dc.description.resumoAs aves constituem um dos grupos de animais mais diversificados do planeta, podendo ser avistadas em ambientes rurais e urbanos com facilidade. São sensíveis às mudanças ambientais, o que as torna um instrumento útil ao ensino, para tratar da temática ambiental. O ensino sobre as aves é escasso e demanda estratégias didáticas interligando os saberes teóricos visto em sala de aula e as atividades extraclasses, a fim de obter um conhecimento mais significativo. A utilização dos espaços não formais de ensino podem ser vista como um complemento à educação formal, unindo teoria e prática para além da sala de aula, utilizando-se da educação ambiental atrelada aos espaços naturais. A partir dessas perspectivas, o objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como o estudo das aves pode ser trabalhado juntamente com a educação ambiental, para relacionar o conteúdo teórico com as práticas nos espaços não formais de ensino e promover um conhecimento mais significativo de ciências, com conceitos, valores e atitudes que despertem uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O trabalho foi realizado na disciplina de Ciências com os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Antônio Dourado, situada na cidade de Barra do Garças/MT. Utilizou-se da metodologia descritiva, sendo uma pesquisa de método qualitativo. O trabalho foi composto de aulas expositivas dialogadas sobre o mundo das aves, correlacionando com o conteúdo programático curricular da escola. Para reforçar o conhecimento teórico, os alunos realizaram uma observação de aves nos espaços naturais da UFMT e, logo após, participaram de uma visita guiada no Museu de História Natural do Araguaia – MuHNA. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio sobre a avifauna da cidade, que foi explorado durante a prática de observação de aves. Ao longo da visita ao MuHNA, os estudantes tiveram um momento de explicação sobre os impactos que acometem esses animais e qual a origem das aves taxidermizadas que estão em exposição. Ao decorrer das aulas expositivas e das aulas em campo, buscou-se correlacionar os conteúdos de ciências vistos pelos alunos, com o estudo das aves, apoiando nos pressupostos da educação ambiental. Assim, os resultados obtidos mostraram que as aulas de campo possuem potencial para serem utilizadas no ensino interdisciplinar e é uma ferramenta pedagógica para trabalhar a educação ambiental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordAvespt_BR
dc.subject.keywordeducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordensino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordinterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordeducação musealpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf3.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.