Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Teixeira, Sthefany Gonsalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T18:43:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21 | - |
dc.date.available | 2023-02-17T18:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Sthefany Gonsalves. Além dos muros das escolas e das gaiolas dos pássaros: a educação ambiental interdisciplinar em espaços não formais para o estudo das aves. 2022. 27 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2857 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-02-17T17:46:12Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf: 3520448 bytes, checksum: bc9fc458290ed7fbb7acd074f5a21465 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-02-17T18:43:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf: 3520448 bytes, checksum: bc9fc458290ed7fbb7acd074f5a21465 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-17T18:43:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf: 3520448 bytes, checksum: bc9fc458290ed7fbb7acd074f5a21465 (MD5) Previous issue date: 2022-12-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | Além dos muros das escolas e das gaiolas dos pássaros: a educação ambiental interdisciplinar em espaços não formais para o estudo das aves | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pascotto, Márcia Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2598684913331235 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pascotto, Márcia Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2598684913331235 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paiva, Ayane de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6373963515950534 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Colturato, Silvio Cesar Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5550182003324637 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5419477302676216 | pt_BR |
dc.description.resumo | As aves constituem um dos grupos de animais mais diversificados do planeta, podendo ser avistadas em ambientes rurais e urbanos com facilidade. São sensíveis às mudanças ambientais, o que as torna um instrumento útil ao ensino, para tratar da temática ambiental. O ensino sobre as aves é escasso e demanda estratégias didáticas interligando os saberes teóricos visto em sala de aula e as atividades extraclasses, a fim de obter um conhecimento mais significativo. A utilização dos espaços não formais de ensino podem ser vista como um complemento à educação formal, unindo teoria e prática para além da sala de aula, utilizando-se da educação ambiental atrelada aos espaços naturais. A partir dessas perspectivas, o objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como o estudo das aves pode ser trabalhado juntamente com a educação ambiental, para relacionar o conteúdo teórico com as práticas nos espaços não formais de ensino e promover um conhecimento mais significativo de ciências, com conceitos, valores e atitudes que despertem uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O trabalho foi realizado na disciplina de Ciências com os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Antônio Dourado, situada na cidade de Barra do Garças/MT. Utilizou-se da metodologia descritiva, sendo uma pesquisa de método qualitativo. O trabalho foi composto de aulas expositivas dialogadas sobre o mundo das aves, correlacionando com o conteúdo programático curricular da escola. Para reforçar o conhecimento teórico, os alunos realizaram uma observação de aves nos espaços naturais da UFMT e, logo após, participaram de uma visita guiada no Museu de História Natural do Araguaia – MuHNA. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio sobre a avifauna da cidade, que foi explorado durante a prática de observação de aves. Ao longo da visita ao MuHNA, os estudantes tiveram um momento de explicação sobre os impactos que acometem esses animais e qual a origem das aves taxidermizadas que estão em exposição. Ao decorrer das aulas expositivas e das aulas em campo, buscou-se correlacionar os conteúdos de ciências vistos pelos alunos, com o estudo das aves, apoiando nos pressupostos da educação ambiental. Assim, os resultados obtidos mostraram que as aulas de campo possuem potencial para serem utilizadas no ensino interdisciplinar e é uma ferramenta pedagógica para trabalhar a educação ambiental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Ciências Biológicas - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aves | pt_BR |
dc.subject.keyword | educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | educação museal | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.