Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2857
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Além dos muros das escolas e das gaiolas dos pássaros: a educação ambiental interdisciplinar em espaços não formais para o estudo das aves |
Autor(es): | Teixeira, Sthefany Gonsalves |
Orientador(a): | Pascotto, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Pascotto, Márcia Cristina |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Colturato, Silvio Cesar Oliveira |
Resumo : | As aves constituem um dos grupos de animais mais diversificados do planeta, podendo ser avistadas em ambientes rurais e urbanos com facilidade. São sensíveis às mudanças ambientais, o que as torna um instrumento útil ao ensino, para tratar da temática ambiental. O ensino sobre as aves é escasso e demanda estratégias didáticas interligando os saberes teóricos visto em sala de aula e as atividades extraclasses, a fim de obter um conhecimento mais significativo. A utilização dos espaços não formais de ensino podem ser vista como um complemento à educação formal, unindo teoria e prática para além da sala de aula, utilizando-se da educação ambiental atrelada aos espaços naturais. A partir dessas perspectivas, o objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como o estudo das aves pode ser trabalhado juntamente com a educação ambiental, para relacionar o conteúdo teórico com as práticas nos espaços não formais de ensino e promover um conhecimento mais significativo de ciências, com conceitos, valores e atitudes que despertem uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. O trabalho foi realizado na disciplina de Ciências com os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Francisco Antônio Dourado, situada na cidade de Barra do Garças/MT. Utilizou-se da metodologia descritiva, sendo uma pesquisa de método qualitativo. O trabalho foi composto de aulas expositivas dialogadas sobre o mundo das aves, correlacionando com o conteúdo programático curricular da escola. Para reforçar o conhecimento teórico, os alunos realizaram uma observação de aves nos espaços naturais da UFMT e, logo após, participaram de uma visita guiada no Museu de História Natural do Araguaia – MuHNA. Os estudantes demonstraram um conhecimento prévio sobre a avifauna da cidade, que foi explorado durante a prática de observação de aves. Ao longo da visita ao MuHNA, os estudantes tiveram um momento de explicação sobre os impactos que acometem esses animais e qual a origem das aves taxidermizadas que estão em exposição. Ao decorrer das aulas expositivas e das aulas em campo, buscou-se correlacionar os conteúdos de ciências vistos pelos alunos, com o estudo das aves, apoiando nos pressupostos da educação ambiental. Assim, os resultados obtidos mostraram que as aulas de campo possuem potencial para serem utilizadas no ensino interdisciplinar e é uma ferramenta pedagógica para trabalhar a educação ambiental. |
Palavra-chave: | Aves educação ambiental ensino de ciências interdisciplinaridade educação museal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Curso: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | TEIXEIRA, Sthefany Gonsalves. Além dos muros das escolas e das gaiolas dos pássaros: a educação ambiental interdisciplinar em espaços não formais para o estudo das aves. 2022. 27 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2857 |
Data defesa documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_Sthefany_Gonsalves___Biologia.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.