Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2877
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva : aspectos históricos e principais características
Autor(es): Oliveira, Maicon de Sousa
Orientador(a): Scaloppe, Marluce de Oliveira Machado
Membro da Banca: Scaloppe, Marluce de Oliveira Machado
Resumo : A presente monografia fará uma revisão teórica sobre comunicação organizacional, e suas diferentes nomenclaturas, a partir de estudiosos da área como Baldissera, Barichello, Bueno, Chaparro, Jorge, Marchiori, Pimenta, Rego, Scroferneker, entre outros, e principalmente, Margarida Maria Kroling Kunsch que, em 1986, propôs o conceito de Comunicação Organizacional Integrada, na primeira edição do livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada, que seria o ideal comunicacional dentro das organizações, se adotada a filosofia da integração e da não-fragmentação das diferentes formas de comunicação que compõem a Comunicação Organizacional. Como a Comunicação Organizacional serve principalmente para posicionar e fortalecer a imagem das organizações perante seus públicos faz-se também uma breve revisão literária sobre Organizações e Cultura Organizacional. Na sequência, apresenta-se os componentes da Comunicação Organizacional Integrada: Comunicação Institucional (Relações Públicas), Comunicação Mercadológica (Marketing) e Comunicação Interna (Comunicação Administrativa). Já que nosso principal objeto de estudo é o informativo de uma fundação de apoio, na segunda parte desse trabalho vamos em busca das definições de fundação, das especificidades das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior dentro do arcabouço jurídico brasileiro para, então, apresentar a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT – a Fundação Uniselva. A partir dessa contextualização, verificamos como se dá o estabelecimento da Assessoria de Comunicação da Fundação Uniselva e seguimos para a análise dos aspectos históricos e das principais características da publicação organizacional da entidade, o Informativo da Fundação Uniselva, nosso objetivo principal nesse trabalho.
Palavra-chave: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Jornalismo - CUC
Referência: OLIVEIRA, Maicon de Sousa. Comunicação organizacional, fundações de apoio e o informativo da Fundação Uniselva: aspectos históricos e principais características. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2877
Data defesa documento: 10-Out-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_Maicon de Sousa Oliveira.pdf3.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.