Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Jornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante
Autor(es): Bach, Barbara Ferreira
Orientador(a): Coêlho, Tamires Ferreira
Membro da Banca: Coêlho, Tamires Ferreira
Membro da Banca: Araújo, Bruno Bernardo de
Membro da Banca: Luiz, Thiago Cury
Resumo : Esta monografia apresenta uma análise qualitativa de seis edições da revista Superinteressante publicadas em 2018, visando entender de que forma a publicidade está presente no contrato de leitura estabelecido pelo veículo jornalístico. A metodologia utilizada foi a análise do discurso, sobretudo o conceito de contrato de leitura de Eliseo Verón (1983). Há um apanhado teórico abordando o jornalismo de revista e sua relação com a publicidade, além de uma contextualização sobre as revistas no Brasil. Foram observadas e analisadas estruturas enunciativas presentes nas capas, a disposição entre textos e imagens no corpo das reportagens de capa e nos trabalhos fotográficos ou de ilustração, o uso de infográficos e a linguagem utilizada para se relacionar ao leitor, a fim de identificar padrões e rupturas na constituição do contrato de Superinteressante com o público.
Resumo em lingua estrangeira: This monograph presents a qualitative analysis of six issues published in Superinteressante magazine in 2018 in order to understand how publicity is present in the reading contract established by the journalistic vehicle. The methodology used was the discourse analysis, especially the concept of reading contract of Eliseo Verón (1983). There is a theoretical approach dealing with magazine journalism and its relationship with advertising, as well as a contextualization about magazines in Brazil. There were observed and analysed enunciative structures in the covers, the arrangement between texts and images in the body of the cover stories and in the photographic or illustration works, the use of infographics and the language used to relate to the reader in order to identify patterns and breaks in the constitution of Superinteressante contract with the public.
Palavra-chave: Jornalismo
Publicidade
Contrato de leitura
Superinteressante
Jornalismo de revista
Palavra-chave em lingua estrangeira: Journalism
Advertising
Reading contract
Superinteressante
Magazine journalism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Jornalismo - CUC
Referência: BACH, Barbara Ferreira. Jornalismo de revista e publicidade: elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882
Data defesa documento: 9-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Bárbara Ferreira Bach.pdf6.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.