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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Crise de imagem : o trabalho das assessorias de imprensa no gerenciamento de crises repercutidas nas redes sociais
Autor(es): Oliveira, Halleff Gonçalves
Orientador(a): López, Mariângela Sólla
Membro da Banca: López, Mariângela Sólla
Membro da Banca: Menezes, Maurelio
Membro da Banca: Araújo, Bruno Bernardo de
Resumo : Este trabalho visa compreender a atuação das assessorias de imprensa no que diz respeito ao gerenciamento de crises de imagem que são repercutidas no ambiente das redes sociais. O ambiente virtual tem ganhado espaço por meio das redes sociais na divulgação de organizações e personalidades e, consequentemente, para o surgimento de problemas que acarretam na perca de credibilidade de suas marcas para com o público. Para isso é necessário entender como é o trabalho das assessorias de imprensa e como são as construções de estratégias para o gerenciamento de crises de imagem. Dois casos de crises de imagem repercutidos nas redes sociais servem de base para a pesquisa: o primeiro mostra o youtuber Júlio Cocielo, enquanto personalidade da mídia, com a repercussão negativa de postagens em uma de suas redes sociais e o segundo mostra a empresa Itambé, enquanto organização, e a repercussão negativa da marca após notícias sobre um de seus produtos. Por meio do estudo de caso das duas situações em uma abordagem qualitativa, o trabalho mostra sobre as atitudes de gerenciamento de crise de imagem das respectivas assessorias, a repercussão e reação do público e mídia, e o quanto o youtuber e a empresa perdem ou ganham após a finalização da crise.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of this work is understand the performance of press office in the management of image crises that are impacted in the social networks environment. The virtual environment has gained space through social networks in the diffusion of organizations and personalities and, consequently, for emergence of problems that entail the loss of credibility of its brands towards the public. For do this, it is necessary to understand the work of the press office and how are the building of the strategies for the management of image crises. Two cases of image crises had repercussions on to social networks serve as a basis for this research: the first shows youtuber Júlio Cocielo, as media personality, with the negative repercussion of postings in one of his social networks and the second case shows the company Itambé, as an organization, and the negative repercussion of the brand after news about one of their products. Through the case study of the two situations in a qualitative approach, this work shows the image crisis management attitudes of the respective advisory, the repercussion and reaction of the public and media, and how much youtuber and the company lose or win after the end of the crisis.
Palavra-chave: Assessoria de imprensa
Crise de imagem
Redes sociais
Gerenciamento de crise
Palavra-chave em lingua estrangeira: Press office
Image crisis
Social networks
Crisis management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Jornalismo - CUC
Referência: OLIVEIRA, Halleff Gonçalves. Crise de imagem: o trabalho das assessorias de imprensa no gerenciamento de crises repercutidas nas redes sociais. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2886
Data defesa documento: 11-Apr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

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