Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/288
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O estresse na atividade dos escrivães de polícia de Cuiabá
Autor(es): Guedes, Gracielle Fernanda
Orientador(a): Sandes, Wilquerson Felizardo
Membro da Banca: Sandes, Wilquerson Felizardo
Resumo : Este estudo tem por objetivo identificar os fatores que estão associados ao estresse decorrente do ambiente de trabalho do Escrivão de Polícia Judiciária Civil em Cuiabá. Os policiais têm como missão garantir os direitos e deveres humanos a toda sociedade e ainda a função de mediar e apaziguar conflitos para a manutenção da ordem pública, garantia das leis e manejo da Política de Segurança. A sociedade espera respostas da Segurança Pública frente ao aumento dos índices de violência e marginalidade na atualidade. Os profissionais de Segurança Pública vivenciam no seu cotidiano as pressões por soluções através de um trabalho que seja rápido e eficiente na reversão dos problemas. Compondo a categoria destes profissionais, os Escrivães partilham um nível de desgaste ocasionado por fatores como insuficiência de recursos humanos, precárias condições de estrutura física no ambiente de trabalho, ambiente insalubre, número elevado de atendimentos, prazos a serem cumpridos em órgãos competentes, responsabilidade e guarda de objetos apreendidos, cobrança pela conclusão dos inquéritos, insegurança constante, falta de reconhecimento social, risco de morte. O estresse e o adoecimento tornam-se uma premissa frente ao caos vivenciado no mundo do trabalho. A profissão inclui riscos e tensões que podem afetar a qualidade de vida particularmente no que se refere à saúde física e mental dos policiais. Para operacionalizar a pesquisa e coleta de dados foi realizado um estudo descritivo de caráter quantitativo com uma amostra de quinze entrevistados visando conhecer aspectos da vida funcional relevantes para apreensão do conhecimento e da análise proposta.
Palavra-chave: Ambiente de trabalho
Estresse policial
Escrivão de polícia de Mato Grosso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Curso: Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos - CUC
Referência: GUEDES, Gracielle Fernanda. O estresse na atividade dos escrivães de polícia de Cuiabá. 2015. 65 f. TCC (Especialização em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/288
Data defesa documento: 11-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCP_2015_Gracielle Fernanda Guedes.pdf836.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.