Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2926
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Djania Prates de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T13:26:45Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10 | - |
dc.date.available | 2023-03-20T13:26:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Djania Prates de. Ser professor em tempos de pandemia – percepções docentes sobre as metodologias ativas: estudo realizado em uma escola de educação básica de Barra do Garças - MT. 2022. 51 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2926 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-03-20T12:42:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf: 428911 bytes, checksum: b84a3e2939ee5bac69358b0224066af7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-03-20T13:26:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf: 428911 bytes, checksum: b84a3e2939ee5bac69358b0224066af7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-20T13:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf: 428911 bytes, checksum: b84a3e2939ee5bac69358b0224066af7 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | Ser professor em tempos de pandemia – percepções docentes sobre as metodologias ativas: estudo realizado em uma escola de educação básica de Barra do Garças - MT | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Karla Daniela de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0818806745155637 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cardoso Neto, Odorico Ferreira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6965195631094693 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como tema “Ser professor em tempos de pandemia – Percepções docentes sobre as metodologias ativas”. O objetivo principal é apresentar o ser professor em tempos de pandemia e suas percepções docentes sobre as metodologias ativas, aprofundado em leituras de alguns autores sobre o assunto e aplicação de questionário com doze professores do Instituto Madre Marta Cerutti, Escola de Educação Básica, situada em Barra do Garças – MT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observandose as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva o avanço das novas metodologias ativas no período e pós pandêmicos. b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de documentos; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados questionários com professores do Instituto Madre Marta Cerutti, no mês de maio do ano de 2022. Os resultados das entrevistas apontam que os Professores compreenderem que “ser Professor” é estar sempre consciente da necessidade de aprender todos os dias e que isso, no contexto pandêmico, se firmou de maneira muito mais urgente. Compreendem, também, que a urgência da Pandemia, no meio educacional, exigiu aprendizados sobre as Metodologias Ativas, no desenvolvimento do ensino remoto, requerido pelo ensino remoto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissão Docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf | 418.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.