Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2926
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Djania Prates de-
dc.date.accessioned2023-03-20T13:26:45Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2023-03-20T13:26:45Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationALMEIDA, Djania Prates de. Ser professor em tempos de pandemia – percepções docentes sobre as metodologias ativas: estudo realizado em uma escola de educação básica de Barra do Garças - MT. 2022. 51 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2926-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-03-20T12:42:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf: 428911 bytes, checksum: b84a3e2939ee5bac69358b0224066af7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-03-20T13:26:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf: 428911 bytes, checksum: b84a3e2939ee5bac69358b0224066af7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-20T13:26:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf: 428911 bytes, checksum: b84a3e2939ee5bac69358b0224066af7 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleSer professor em tempos de pandemia – percepções docentes sobre as metodologias ativas: estudo realizado em uma escola de educação básica de Barra do Garças - MTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Karla Daniela de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818806745155637pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema “Ser professor em tempos de pandemia – Percepções docentes sobre as metodologias ativas”. O objetivo principal é apresentar o ser professor em tempos de pandemia e suas percepções docentes sobre as metodologias ativas, aprofundado em leituras de alguns autores sobre o assunto e aplicação de questionário com doze professores do Instituto Madre Marta Cerutti, Escola de Educação Básica, situada em Barra do Garças – MT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observandose as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva o avanço das novas metodologias ativas no período e pós pandêmicos. b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de documentos; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados questionários com professores do Instituto Madre Marta Cerutti, no mês de maio do ano de 2022. Os resultados das entrevistas apontam que os Professores compreenderem que “ser Professor” é estar sempre consciente da necessidade de aprender todos os dias e que isso, no contexto pandêmico, se firmou de maneira muito mais urgente. Compreendem, também, que a urgência da Pandemia, no meio educacional, exigiu aprendizados sobre as Metodologias Ativas, no desenvolvimento do ensino remoto, requerido pelo ensino remoto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordProfissão Docentept_BR
dc.subject.keywordMetodologias Ativaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino Remotopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf418.86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.