Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2926
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ser professor em tempos de pandemia – percepções docentes sobre as metodologias ativas: estudo realizado em uma escola de educação básica de Barra do Garças - MT |
Autor(es): | Almeida, Djania Prates de |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Melo, Karla Daniela de Almeida |
Membro da Banca: | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Resumo : | Este estudo tem como tema “Ser professor em tempos de pandemia – Percepções docentes sobre as metodologias ativas”. O objetivo principal é apresentar o ser professor em tempos de pandemia e suas percepções docentes sobre as metodologias ativas, aprofundado em leituras de alguns autores sobre o assunto e aplicação de questionário com doze professores do Instituto Madre Marta Cerutti, Escola de Educação Básica, situada em Barra do Garças – MT. O trabalho, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observandose as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa foi básica, já que o estudo objetiva o avanço das novas metodologias ativas no período e pós pandêmicos. b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, utilizando dados provenientes de documentos; d) quanto à natureza, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados foram realizados questionários com professores do Instituto Madre Marta Cerutti, no mês de maio do ano de 2022. Os resultados das entrevistas apontam que os Professores compreenderem que “ser Professor” é estar sempre consciente da necessidade de aprender todos os dias e que isso, no contexto pandêmico, se firmou de maneira muito mais urgente. Compreendem, também, que a urgência da Pandemia, no meio educacional, exigiu aprendizados sobre as Metodologias Ativas, no desenvolvimento do ensino remoto, requerido pelo ensino remoto. |
Palavra-chave: | Profissão Docente Metodologias Ativas Ensino Remoto |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | ALMEIDA, Djania Prates de. Ser professor em tempos de pandemia – percepções docentes sobre as metodologias ativas: estudo realizado em uma escola de educação básica de Barra do Garças - MT. 2022. 51 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2926 |
Data defesa documento: | 20-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Djania Prates de Almeida.pdf.pdf | 418.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.