Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Euzenir Cardoso-
dc.date.accessioned2023-03-20T13:27:23Z-
dc.date.available2023-08-10-
dc.date.available2023-03-20T13:27:23Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationBARROS, Euzenir Cardoso. A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2927-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-03-20T12:53:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf: 399711 bytes, checksum: 7e948e4cba23177c0651200bcdd944a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-03-20T13:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf: 399711 bytes, checksum: 7e948e4cba23177c0651200bcdd944a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-20T13:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf: 399711 bytes, checksum: 7e948e4cba23177c0651200bcdd944a4 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleA poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elenice da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5337637587063706pt_BR
dc.contributor.referee3Maciel, Márcio Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5249898300383136pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, são apresentadas algumas reflexões sobre a poesia na sala de aula, a partir da constatação de que existe uma ausência desse gênero tão importante no contexto. No que se refere à metodologia, a pesquisa baseia-se nos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa é básica, já que o estudo o tem como proposito avançar no conhecimento sobre a importância da poesia e a leitura; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em teóricos que se voltam para o tema. O trabalho está dividido em três capítulos, que se organizam da seguinte forma: o Capítulo I discorre sobre a Leitura e as formas de leituras, pelos níveis sensorial, emocional e racional. Nesse capítulo ainda são abordadas as Funções da Linguagem e, mais especificamente, a Linguagem Poética, sob a visão de Martins (1988), Leffa (1996), Chalhub (1996), e Do Espírito Santo (2015). No Capítulo II, fala-se sobre a poesia na sala de aula, fazendo-se algumas reflexões sobre o papel social da poesia e algumas formas de se trabalhar esse gênero textual. Para este capítulo , foram utilizadas as teorias dos autores Pinheiro (1988), Ourique e Dos Santos (2000). No Capítulo III, discute-se a poesia na sala de aula como formas de desenvolver alguns níveis de leitura, como a leitura sensorial e emocional. Para essa discussão , o balizamento teórico foi feito em autores como Azevedo e Silveira (2017), Azevedo, Chagas e Bazzo (2018), Nunes (2016), De Sousa e Gabriel (2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordFunções da Linguagempt_BR
dc.subject.keywordPoesia na sala de aulapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf390.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.