Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barros, Euzenir Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T13:27:23Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10 | - |
dc.date.available | 2023-03-20T13:27:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Euzenir Cardoso. A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2023-03-20T12:53:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf: 399711 bytes, checksum: 7e948e4cba23177c0651200bcdd944a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2023-03-20T13:27:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf: 399711 bytes, checksum: 7e948e4cba23177c0651200bcdd944a4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-20T13:27:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf: 399711 bytes, checksum: 7e948e4cba23177c0651200bcdd944a4 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.title | A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Elenice da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5337637587063706 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maciel, Márcio Pinheiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5249898300383136 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, são apresentadas algumas reflexões sobre a poesia na sala de aula, a partir da constatação de que existe uma ausência desse gênero tão importante no contexto. No que se refere à metodologia, a pesquisa baseia-se nos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa é básica, já que o estudo o tem como proposito avançar no conhecimento sobre a importância da poesia e a leitura; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em teóricos que se voltam para o tema. O trabalho está dividido em três capítulos, que se organizam da seguinte forma: o Capítulo I discorre sobre a Leitura e as formas de leituras, pelos níveis sensorial, emocional e racional. Nesse capítulo ainda são abordadas as Funções da Linguagem e, mais especificamente, a Linguagem Poética, sob a visão de Martins (1988), Leffa (1996), Chalhub (1996), e Do Espírito Santo (2015). No Capítulo II, fala-se sobre a poesia na sala de aula, fazendo-se algumas reflexões sobre o papel social da poesia e algumas formas de se trabalhar esse gênero textual. Para este capítulo , foram utilizadas as teorias dos autores Pinheiro (1988), Ourique e Dos Santos (2000). No Capítulo III, discute-se a poesia na sala de aula como formas de desenvolver alguns níveis de leitura, como a leitura sensorial e emocional. Para essa discussão , o balizamento teórico foi feito em autores como Azevedo e Silveira (2017), Azevedo, Chagas e Bazzo (2018), Nunes (2016), De Sousa e Gabriel (2012). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Funções da Linguagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia na sala de aula | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf | 390.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.