Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização
Autor(es): Barros, Euzenir Cardoso
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Elenice da
Membro da Banca: Maciel, Márcio Pinheiro
Resumo : Neste estudo, são apresentadas algumas reflexões sobre a poesia na sala de aula, a partir da constatação de que existe uma ausência desse gênero tão importante no contexto. No que se refere à metodologia, a pesquisa baseia-se nos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa é básica, já que o estudo o tem como proposito avançar no conhecimento sobre a importância da poesia e a leitura; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em teóricos que se voltam para o tema. O trabalho está dividido em três capítulos, que se organizam da seguinte forma: o Capítulo I discorre sobre a Leitura e as formas de leituras, pelos níveis sensorial, emocional e racional. Nesse capítulo ainda são abordadas as Funções da Linguagem e, mais especificamente, a Linguagem Poética, sob a visão de Martins (1988), Leffa (1996), Chalhub (1996), e Do Espírito Santo (2015). No Capítulo II, fala-se sobre a poesia na sala de aula, fazendo-se algumas reflexões sobre o papel social da poesia e algumas formas de se trabalhar esse gênero textual. Para este capítulo , foram utilizadas as teorias dos autores Pinheiro (1988), Ourique e Dos Santos (2000). No Capítulo III, discute-se a poesia na sala de aula como formas de desenvolver alguns níveis de leitura, como a leitura sensorial e emocional. Para essa discussão , o balizamento teórico foi feito em autores como Azevedo e Silveira (2017), Azevedo, Chagas e Bazzo (2018), Nunes (2016), De Sousa e Gabriel (2012).
Palavra-chave: Leitura
Funções da Linguagem
Poesia na sala de aula
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Curso: Letras - CUA
Referência: BARROS, Euzenir Cardoso. A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927
Data defesa documento: 20-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf390.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.