Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização |
Autor(es): | Barros, Euzenir Cardoso |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Elenice da |
Membro da Banca: | Maciel, Márcio Pinheiro |
Resumo : | Neste estudo, são apresentadas algumas reflexões sobre a poesia na sala de aula, a partir da constatação de que existe uma ausência desse gênero tão importante no contexto. No que se refere à metodologia, a pesquisa baseia-se nos estudos propostos por Apolinário (2006, p. 70), observando-se as seguintes dimensões: a) quanto à finalidade, a pesquisa é básica, já que o estudo o tem como proposito avançar no conhecimento sobre a importância da poesia e a leitura; b) quanto ao tipo/profundidade, trata-se de um estudo descritivo, pois visa, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em teóricos que se voltam para o tema. O trabalho está dividido em três capítulos, que se organizam da seguinte forma: o Capítulo I discorre sobre a Leitura e as formas de leituras, pelos níveis sensorial, emocional e racional. Nesse capítulo ainda são abordadas as Funções da Linguagem e, mais especificamente, a Linguagem Poética, sob a visão de Martins (1988), Leffa (1996), Chalhub (1996), e Do Espírito Santo (2015). No Capítulo II, fala-se sobre a poesia na sala de aula, fazendo-se algumas reflexões sobre o papel social da poesia e algumas formas de se trabalhar esse gênero textual. Para este capítulo , foram utilizadas as teorias dos autores Pinheiro (1988), Ourique e Dos Santos (2000). No Capítulo III, discute-se a poesia na sala de aula como formas de desenvolver alguns níveis de leitura, como a leitura sensorial e emocional. Para essa discussão , o balizamento teórico foi feito em autores como Azevedo e Silveira (2017), Azevedo, Chagas e Bazzo (2018), Nunes (2016), De Sousa e Gabriel (2012). |
Palavra-chave: | Leitura Funções da Linguagem Poesia na sala de aula |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | BARROS, Euzenir Cardoso. A poesia na sala de aula – fortalecimento e desenvolvimento da linguagem, da leitura e da humanização. 2022. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2927 |
Data defesa documento: | 20-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Euzenir Cardoso Barros.pdf.pdf | 390.34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.