Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2943
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de química : contribuições do Google Classroom
Autor(es): Bezerra, Felipe Perin
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Linhares, Karoline Marcondes
Membro da Banca: Magnani, Cláudia Regina Soares
Resumo : O trabalho descreve um relato de experiência relacionado à contribuição de um ambiente virtual de aprendizagem, o Google Classroom, na perspectiva de estudantes e professores de Química do cursinho popular MEDacesso, ofertado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso para população geral. As contribuições exploradas foram quanto a usabilidade e funcionalidade da plataforma, tanto no ambiente do estudante quanto do professor. A investigação foi iniciada a partir da disponibilização de um formulário digital com perguntas dissertativas de modo a compreender a opinião individual de todos os entrevistados acerca de suas respectivas experiências com a plataforma, buscando solucionar demandas e compreender as necessidades. A metodologia utilizada, configurou-se em um estudo de caso com características exploratórias, visando expandir as discussões levantadas por meio dos relatos apresentados. A contribuição do Classrom como Ambiente Virtual de Aprendizagem, fica notória com a conclusão obtida pelos relatos apresentados nesse trabalho, assumindo como ferramenta mediadora para o ensino aprendizagem de Química, apresentando em contrapartida algumas limitações, porém, que não ofusca suas contribuições.
Resumo em lingua estrangeira: This research describes an experience report related to the contribution of a virtual learning environment, the Google Classroom, from the perspective of Chemistry students and professors of the popular course MEDacesso, offered by the Faculty of Medicine of the Federal University of Mato Grosso to the general population. The contributions explored were regarding the usability and functionality of the Google Clasroom, both in the student and teacher environment. The investigation started with the availability of a digital form with essay questions in order to understand the individual opinion of all interviewed about their respective experiences with the platform, seeking to solve demands and understand needs. The methodology used was configured in a case study with exploratory characteristics, aiming to expand the discussions raised through the presented reports. The contribution of Classrom as a Virtual Learning Environment, is notorious with the conclusion obtained by the reports presented in this work, assuming as a mediating tool for teaching and learning Chemistry, with some limitations, however, that do not overshadow its contributions.
Palavra-chave: Ensino de química
Tecnologia digital
Ambiente virtual de aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Chemistry teaching
Digital technology
Virtual learning environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: BEZERRA, Felipe Perin. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de química: contribuições do Google Classroom. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2943
Data defesa documento: 27-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Felipe Perin Bezerra.pdf1.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.