Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais : o relato de experiência de um futuro docente em química
Autor(es): Pereira, Gabriel Mateus Arantes
Orientador(a): Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Magnani, Cláudia Regina Soares
Resumo : A Universidade possui um compromisso de promover o Ensino, Pesquisa e Extensão, baseado no princípio da indissociabilidade. Para que isso se mantenha vigente foram criados programas, com o intuito de que este pilar seja mantido. Programas como a Monitoria, Tutoria e Estágio não Obrigatório foram alguns desses programas, sendo esses os exemplos dos pilares de pesquisa e extensão. Já o ensino, compondo assim os 3 pilares, é subsidiado pela matriz curricular de cada curso, sendo nas licenciaturas obrigatório constar em sua matriz os Estágios Supervisionados. O presente trabalho de conclusão de curso buscou refletir sobre o impacto dos projetos participados e o quanto isso teve relevância para a formação inicial docente, aliado com o perfil egresso do estudante, e se os programas corroboram para a formação prevista neste perfil. Os dados foram tratados de uma perspectiva qualitativa, com carácter reflexivo, descritivo e analítico, sendo adquiridos por meio de relatos de experiência das vivências nos programas de Monitoria, Estágio Supervisionado, Estágio não Obrigatório e Tutoria. A Tutoria foi meu contato inicial com o exercício da docência em sala de aula. O período que eu estive de monitor e tutor serviu como um preparatório para o momento no qual eu fosse iniciar minha docência. Ambos os estágios me mostraram situações que eu nunca antes havia presenciado. No Estágio Supervisionado (ES) I, pude ter o contato com realidades que antes eu nem imaginava um dia poder presenciar, mesmo que pela visão das coordenadoras. O Estágio não Obrigatório trouxe muitos frutos para a minha formação. Sendo que o principal deles foi a motivação para continuar a pesquisa em Química Computacional (QC) no futuro. Ademais, mostrou como aplicar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e obter informações inéditas, nunca encontradas anteriormente, sendo essa a função dos artigos, contribuir para o meio acadêmico no geral, promovendo até avanços tecnológicos que serão revertidos para a sociedade. Portanto, cada um dos programas citados contribuiu de forma única, sendo que cada um deles contempla um ponto específico das 4 etapas de formação inicial do professor descrita por Imbernón (2000). Além disso, cada um deles se mostrou importante na minha construção como profissional da docência, possuindo assim, as competências e habilidades descritas no perfil do aluno egresso.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Relato de experiência
Tutoria
Monitoria
Estágio supervisionado
Estágio não obrigatório
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: PEREIRA, Gabriel Mateus Arantes. A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais: o relato de experiência de um futuro docente em química. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947
Data defesa documento: 21-Jul-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf3.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.