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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais : o relato de experiência de um futuro docente em química |
Autor(es): | Pereira, Gabriel Mateus Arantes |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Magnani, Cláudia Regina Soares |
Resumo : | A Universidade possui um compromisso de promover o Ensino, Pesquisa e Extensão, baseado no princípio da indissociabilidade. Para que isso se mantenha vigente foram criados programas, com o intuito de que este pilar seja mantido. Programas como a Monitoria, Tutoria e Estágio não Obrigatório foram alguns desses programas, sendo esses os exemplos dos pilares de pesquisa e extensão. Já o ensino, compondo assim os 3 pilares, é subsidiado pela matriz curricular de cada curso, sendo nas licenciaturas obrigatório constar em sua matriz os Estágios Supervisionados. O presente trabalho de conclusão de curso buscou refletir sobre o impacto dos projetos participados e o quanto isso teve relevância para a formação inicial docente, aliado com o perfil egresso do estudante, e se os programas corroboram para a formação prevista neste perfil. Os dados foram tratados de uma perspectiva qualitativa, com carácter reflexivo, descritivo e analítico, sendo adquiridos por meio de relatos de experiência das vivências nos programas de Monitoria, Estágio Supervisionado, Estágio não Obrigatório e Tutoria. A Tutoria foi meu contato inicial com o exercício da docência em sala de aula. O período que eu estive de monitor e tutor serviu como um preparatório para o momento no qual eu fosse iniciar minha docência. Ambos os estágios me mostraram situações que eu nunca antes havia presenciado. No Estágio Supervisionado (ES) I, pude ter o contato com realidades que antes eu nem imaginava um dia poder presenciar, mesmo que pela visão das coordenadoras. O Estágio não Obrigatório trouxe muitos frutos para a minha formação. Sendo que o principal deles foi a motivação para continuar a pesquisa em Química Computacional (QC) no futuro. Ademais, mostrou como aplicar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e obter informações inéditas, nunca encontradas anteriormente, sendo essa a função dos artigos, contribuir para o meio acadêmico no geral, promovendo até avanços tecnológicos que serão revertidos para a sociedade. Portanto, cada um dos programas citados contribuiu de forma única, sendo que cada um deles contempla um ponto específico das 4 etapas de formação inicial do professor descrita por Imbernón (2000). Além disso, cada um deles se mostrou importante na minha construção como profissional da docência, possuindo assim, as competências e habilidades descritas no perfil do aluno egresso. |
Resumo em lingua estrangeira: | . |
Palavra-chave: | Relato de experiência Tutoria Monitoria Estágio supervisionado Estágio não obrigatório |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | PEREIRA, Gabriel Mateus Arantes. A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais: o relato de experiência de um futuro docente em química. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947 |
Data defesa documento: | 21-Jul-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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