Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2949
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações étnico-raciais e ensino de química : a produção científica no periódico Química Nova na Escola (QNEsc)
Autor(es): Silva, Álef Vinicius de Jesus
Orientador(a): Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Membro da Banca: Moraes, Mariuce Campos de
Membro da Banca: Magnani, Cláudia Regina Soares
Resumo : Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a comprensão dos processos de ensino-aprendizagem em Química na Educação das Relações Étnico-Raciais. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática das Relações Étnico-Raciais vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Quais as contribuições dos trabalhos científicos produzidos no periódico Química Nova na Escola (QNEsc) sobre Relações Étnico Raciais no Ensino de Química? Na metodologia optou-se por realizar a investigação alicerçada pelos pressuspostos da Pesquisa Qualitativa do tipo Pesquisa Bibliográfica, onde foram analisados 8 artigos na referida revista. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostram que na revista QNEsc, trabalhar com as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Química é ainda algo relativamente novo na esfera educacional. Entretanto, os artigos pesquisados apontam para um Ensino de Química que trabalhe a temática das Relações Étnico-Raciais de forma contextualizada, interdisciplinar, contemplando a perspectiva de lei n.º 10.639/2003, intervindo pedagogicamente no ensino-aprendizagem, trazendo assim, contribuições científicas africanas e afro-brasileira na tentativa de estabelecer um resgate aos conhecimentos e saberes advindos desses povos com a finalidade de contribuir para uma Educação antirracista.
Palavra-chave: Relações étnico-raciais
Questões étnico-raciais
Ensino de química
Pesquisa bibliográfica
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Química - CUC - Licenciatura
Referência: SILVA, Álef Vinicius de Jesus. Relações étnico-raciais e ensino de química: a produção científica no periódico Química Nova na Escola (QNEsc). 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2949
Data defesa documento: 30-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Álef Vinicius de Jesus Silva.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.