Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2949
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relações étnico-raciais e ensino de química : a produção científica no periódico Química Nova na Escola (QNEsc) |
Autor(es): | Silva, Álef Vinicius de Jesus |
Orientador(a): | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Magnani, Cláudia Regina Soares |
Resumo : | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a comprensão dos processos de ensino-aprendizagem em Química na Educação das Relações Étnico-Raciais. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática das Relações Étnico-Raciais vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Quais as contribuições dos trabalhos científicos produzidos no periódico Química Nova na Escola (QNEsc) sobre Relações Étnico Raciais no Ensino de Química? Na metodologia optou-se por realizar a investigação alicerçada pelos pressuspostos da Pesquisa Qualitativa do tipo Pesquisa Bibliográfica, onde foram analisados 8 artigos na referida revista. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostram que na revista QNEsc, trabalhar com as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Química é ainda algo relativamente novo na esfera educacional. Entretanto, os artigos pesquisados apontam para um Ensino de Química que trabalhe a temática das Relações Étnico-Raciais de forma contextualizada, interdisciplinar, contemplando a perspectiva de lei n.º 10.639/2003, intervindo pedagogicamente no ensino-aprendizagem, trazendo assim, contribuições científicas africanas e afro-brasileira na tentativa de estabelecer um resgate aos conhecimentos e saberes advindos desses povos com a finalidade de contribuir para uma Educação antirracista. |
Palavra-chave: | Relações étnico-raciais Questões étnico-raciais Ensino de química Pesquisa bibliográfica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SILVA, Álef Vinicius de Jesus. Relações étnico-raciais e ensino de química: a produção científica no periódico Química Nova na Escola (QNEsc). 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2949 |
Data defesa documento: | 30-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Álef Vinicius de Jesus Silva.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.