Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2974
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Terminação de bovinos de corte em confinamento
Autor(es): Costa, Jovane Lucas dos Santos
Orientador(a): Paula, Nelcino Francisco de
Membro da Banca: Paula, Nelcino Francisco de
Membro da Banca: Hoshiba, Marcio Aquio
Membro da Banca: Oliveira, Edimar Barbosa de
Resumo : De acordo com o aumento da demanda de carne, consequentemente a sua produção tende a aumentar. O Brasil tem grande potencial para intensificação da produção de carne bovina através da implantação de sistemas de confinamento. Com o crescimento da economia brasileira e o declínio da inflação e do desemprego, aliado à confiança do consumidor, o consumo de proteína de origem animal terá um grande impulso. Assim, o objetivo com esse trabalho é descrever o manejo dos animais realizado durante estágio curricular obrigatório no Confinamento Mathovy da Fazenda São Marcelo, localizado no município de Tangará da Serra – Mato Grosso, no período de 21 de novembro de 2018 à 28 de fevereiro de 2019. Com 4.683 hectares, a fazenda possui atualmente 12.157 animais, desses 2.634 estão no confinamento e 9.523 a pasto. O confinamento Mathovy possui uma capacidade estática para quinze mil animais. As atividades iniciaram com a recepção dos animais no confinamento, houve acompanhamento da formação dos lotes, manejo sanitário e manejo nutricional. O estágio proporcionou a integração entre os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, e as atividades práticas realizadas no confinamento. A transição entre pasto e confinamento é um desafio para os animais, e a fazenda busca amenizar ao máximo os efeitos dessa mudança de ambiente, sempre visando o bem-estar animal. Conclui-se que além de ser uma estratégia de terminação de bovinos, o confinamento exige grande capacidade técnica, tornando importante o papel de um Zoootecnista nessa atividade, para assim almejarmos melhores resultados gerando mais lucros.
Palavra-chave: Adaptação
Confinamento
Manejo nutricional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Curso: Zootecnia - CUC
Referência: COSTA, Jovane Lucas dos Santos. Terminação de bovinos de corte em confinamento. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2974
Data defesa documento: 28-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Jovane Lucas dos Santos Costa.pdf1.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.