Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2981
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Morfologia e teores de macronutrientes nos capins MG-12 paredão e mombaça submetidos a diferentes doses de potássio e alturas de corte
Autor(es): Coelho, Moniky Suelen Silva
Orientador(a): Weber, Oscarlina Lúcia dos Santos
Membro da Banca: Weber, Oscarlina Lúcia dos Santos
Membro da Banca: Scaramuzza, José Fernando
Membro da Banca: Silva, Marinho Rocho da
Resumo : Este trabalho teve por objetivo, avaliar a morfologia e os teores de macronutrientes dos capins Panicum maximum MG-12 Paredão em relação ao Mombaça em diferentes doses de adubação potássica e alturas de corte. O experimento foi realizado em casa de vegetação da FAAZ/UFMT. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 2x5x3, sendo: duas cultivares de Panicum maximum (Mombaça e MG-12 Paredão), cinco doses de Potássio (0, 30, 60, 90 e 120 kg ha-1 ), três alturas de corte (05, 15 e 30 cm) e quatro repetições. Foi realizada a adubação fosfatada no dia da semeadura, e a nitrogenada e potássica, foi parcelada. Foram quatro cortes, um de uniformização a 20 cm, e os demais cortes em intervalos de 30 dias cada um, sendo estes cortados a 05, 15 e 30 cm. Foram avaliadas as seguintes variáveis morfológicas: altura de planta, número de folhas, perfilhos e a massa seca dos dois capins. Aos 90 dias de cultivo a parte aérea das plantas foi cortada rente ao solo e condicionada em sacos de papel para secar em estufa de circulação de ar forçado, a 60ºC até peso constante. O material seco foi pesado para obtenção da massa seca, seguida de moagem em moinho. Os capins foram submetidos a análise foliar para quantificar os teores de N, P, K, S, Ca e Mg. O capim Paredão produz maior quantidade de massa seca em relação ao Mombaça, e o maior rendimento de massa seca é na altura corte de 15 e 30 cm para ambos os capins. O capim Mombaça apresentou maiores teores de nutrientes (N, P K e S) que o capim Paredão, e a máxima produção foi obtida com a dose de 40,38 kg ha-1 para o capim Mombaça, e 57,50 kg ha-1 para o capim Paredão.
Palavra-chave: Forrageira tropical
Nutrição de pastagens
Pastejo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ)
Programa: Zootecnia - CUC
Referência: COELHO, Moniky Suelen Silva. Morfologia e teores de macronutrientes nos capins MG-12 paredão e mombaça submetidos a diferentes doses de potássio e alturas de corte. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Agronomia e Zootecnia, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2981
Data defesa documento: 29-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Zootecnia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Moniky Suelen Silva Coelho.pdf844.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.