Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2996
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Complicações relacionadas ao diabetes entre brasileiros : resultados da pesquisa nacional de saúde
Autor(es): Sanches, Jaqueline Suelen Nolasco Araújo
Orientador(a): Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Membro da Banca: Souza, Bárbara da Silva Nalin de
Resumo : Diabetes Mellitus trata-se de uma doença crônica, que vem representando grave problema de saúde pública em decorrência da elevada prevalência. As complicações decorrentes desse agravo vêm ocasionando grande impacto de custo direto à saúde, contribuindo para ocorrência de comorbidades e mortalidade. Sua prevenção e tratamento caracteriza-se essencialmente pela recomendação de melhorias nos hábitos de vida. Objetivo– Estimar a prevalência de complicações crônicas relacionadas com o Diabetes Mellitus segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013. Metodologia– Trata-se de estudo descritivo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de base populacional e âmbito nacional, realizada no Brasil, no ano de 2013, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta de dados foi realizada com questionário, por meio de computadores de mão. Foram incluídos os adultos que responderam positivamente à pergunta sobre portar diagnóstico de diabetes. Foram estimadas prevalências das complicações do diabetes geral e segundo sexo, bem como prevalência de complicações reportadas segundo variáveis demográficas e socioeconômicas, seguindo-se por estilo de vida, classificação de peso e autoavaliação do estado de saúde. Resultados– O presente estudo identificou o relato de complicações em pouco mais da metade da população de diabéticos (54,5%), com maior prevalência para complicações microvasculares, destacando-se os problemas na vista (retinopatia) (31,9%). Além disso, ressalta-se o relato de alguma complicação do diabetes em adultos mais velhos (≥ 40 anos - 90,5%), com baixa escolaridade (50,3%), das regiões Norte (52,6%) e Nordeste (51,8%), tabagistas (55,9%), sedentários (52,9%), sem consumo excessivo de álcool (49,1%) e prática de atividade física (46,8%), com pior autoavaliação da saúde (64,2%) e sem excesso de peso (47,2%). Considerações Finais– A prevalência de complicações crônicas decorrentes do diabetes mellitus, demonstra um problema relevante de saúde pública, pois afeta aproximadamente metade dos diabéticos brasileiros. O controle dos fatores relacionados às complicações, especialmente os de estilo de vida, que são modificáveis, deve ser realizado com planejamento de medidas de promoção e educação em saúde. Desta forma, contribui para o controle de incidência da doença e suas complicações, bem como redução nos gastos gerados ao sistema de saúde e contribui também para melhor qualidade de vida dos portadores de diabetes.
Palavra-chave: Diabetes mellitus
Complicações do diabetes
Epidemiologia descritiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SANCHES, Jaqueline Suelen Nolasco Araújo. Complicações relacionadas ao diabetes entre brasileiros: resultados da pesquisa nacional de saúde. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2996
Data defesa documento: 27-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Jaqueline Suelen Nolasco Araújo Sanches.pdf885.33 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.