Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2998
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O processo de trabalho do agente comunitário de saúde na Estratégia Saúde da Família : estudo da produção bibliográfica
Autor(es): Sousa, Lovecy Alves de
Orientador(a): Costa, Alane Andréa Souza
Membro da Banca: Costa, Alane Andréa Souza
Resumo : Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais fundamentais para o bom desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles fazem parte das Equipes de Saúde da Família (eSF) e estão mais próximos da comunidade, o que afeta de forma positiva o estágio atual da Atenção Primária à Saúde (APS) no país. Dentre as funções dos ACS incluem-se as visitas domiciliares periódicas a fim de se conhecer e acompanhar a situação de saúde dos indivíduos residentes em sua área de cobertura. Objetivo – Analisar a produção bibliográfica de 2008 a 2017 a respeito do processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde na Estratégia Saúde da Família. Metodologia – Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa nas bases de dados acessando a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sendo as seguintes bases de dados: LILACS e SciELO. Para a escolha dos artigos, primeiramente, foi feita a leitura do título, na qual foram selecionados 18 artigos, depois a leitura do resumo, com a seleção de 15 artigos e, por fim, da publicação completa, finalizando com 13 artigos. Os artigos selecionados foram caracterizados, conforme: ano de publicação; periódico; tipo de estudo; regiões de estudo; local de estudo/ano de estudo; e amostra. Após a análise dos conteúdos dos artigos, foram construídas categorias para facilitar a compreensão dos estudos escolhidos. Resultados – Com relação ao ano de publicação, 2011 (35,0%), foi o ano que apresentou maior quantidade de artigos selecionados. Quanto ao tipo de estudo, o mais frequente foi o estudo exploratório-descritivo (30,7%). Em relação às regiões de estudo, a que mais apresentou artigos selecionados foi à região Sudeste (46,1%) e a cidade Marilia-SP foi a cidade que onde se realizou dois estudos. As temáticas percepções do processo de trabalho e desafio do trabalho desenvolvido pelo ACS se destacaram nas publicações selecionadas. Considerações Finais – Os ACS realizam um trabalho de extrema importância junto à comunidade, servindo de elo entre estes e a equipe de saúde da família. Porém, alguns aspectos se destacam no processo de trabalho que dificultam o desempenho de suas atividades, como a desvalorização do seu ofício e a sobrecarga de trabalho.
Palavra-chave: Agente comunitário de saúde
Estratégia saúde da família
Trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SOUSA, Lovecy Alves de. O processo de trabalho do agente comunitário de saúde na Estratégia Saúde da Família: estudo da produção bibliográfica. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2998
Data defesa documento: 6-Sep-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Lovecy Alves de Sousa.pdf380.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.