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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2999
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Saúde mental em saúde coletiva : analisando a inserção nos cursos de graduação |
Autor(es): | Jorge, Layna Eduarda Lopes |
Orientador(a): | Nicolau, Karine Wlasenko |
Membro da Banca: | Nicolau, Karine Wlasenko |
Resumo : | A Saúde Coletiva refere-se a um campo interdisciplinar baseado nas áreas de Epidemiologia; Política, Planejamento e Gestão; e Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A abordagem de Saúde Mental adotada nesse campo de saberes e práticas fundamenta-se no paradigma da Atenção Psicossocial, com orientação aberta e comunitária. Utilizando abordagem qualitativa, de tipo descritivo-exploratória, analisou-se a inserção da temática Saúde Mental em Saúde Coletiva, por meio das matrizes curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos ativos no país. Os dados foram processados considerando-se a predominância dos temas. Os resultados identificaram conteúdos programáticos voltados para a Reforma Psiquiátrica Brasileira, de modo geral, com ênfase na reorganização do modelo assistencial pelos serviços substitutivos na rede de atenção, reinserção de usuários seguindo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental e do Sistema Único de Saúde (SUS). Não foram localizados conteúdos sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), especificamente. Verificou-se imprecisão no uso da expressão Política Nacional de Saúde Mental, considerando a inexistência formal em âmbito federal. Conteúdos diversificados, vinculados às ações de reorientação do modelo assistencial em Saúde Mental, sugeriram amplitude no campo de atuação dos(as) sanitaristas, ainda que se tenha constatado reduzida oferta de disciplinas afins nas graduações ativas no Brasil. |
Resumo em lingua estrangeira: | Public Health refers to interdisciplinary field based on Epidemiology; Policy, Planning and Management; and Social and Human Sciences in Health. Mental Health approach adopted in this field of knowledge and practices is based on Psychosocial Care paradigm, open access and community orientation. Based on qualitative, descriptive and exploratory approach, we analyzed the insertion of Mental Health in Public Health, through curriculum matrices of Pedagogical Projects of active undergraduates in Brazil. Data were processed to consider predominance of themes. Results identified syllabus focused on Brazilian Psychiatric Reform, in general, with emphasis on reorganization of model care for substitutive services in network, reintegration of users following principles and guidelines of National Mental Health Policy and the Unified Health System Health. No content was found about the Psychosocial Care Network (RAPS), specifically. There was inaccuracy in use of Policy of National Mental Health term, by formal nonexistent at federal level. Diversified contents, intend to reorientation actions of care model in Mental Health, suggest a wide range of activities for health workers, even though there was a reduced offer of related disciplines in active undergraduate programs in Brazil. |
Palavra-chave: | Saúde mental Saúde coletiva Educação em saúde pública Formação profissional Ensino superior |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mental health Public health Professional training Education Higher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Saúde Coletiva (ISC) |
Programa: | Saúde Coletiva - CUC |
Referência: | JORGE, Layna Eduarda Lopes. Saúde mental em Saúde Coletiva: analisando a inserção nos cursos de graduação. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2999 |
Data defesa documento: | 6-Sep-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Saúde Coletiva - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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