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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Injustiça epistêmica e o bullying nas escolas
Autor(es): Anacleto, Elielma Andrade
Orientador(a): Santos, Breno Ricardo Guimarães
Membro da Banca: Santos, Breno Ricardo Guimarães
Resumo : Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar a teoria de injustiça epistêmica da filósofa Miranda Fricker em seu livro Epistemic Injustice - Power & the Ethics of Knowing [Injustiça Epistêmica - O Poder e a Ética do Conhecimento] (2007). Na primeira parte desta pesquisa, pretendo introduzir a teoria da injustiça epistêmica e como essa injustiça passa a ser reproduzida nas instituições escolares. Na segunda parte, busco apresentar o conceito de silenciamento e como esse fenômeno pode levar algumas pessoas a fracassar em seus projetos de forma inconsciente. Por último, o objetivo desta pesquisa busca traçar um caminho entre a injustiça epistêmica e o bullying. Juntamente com a teoria de Fricker, argumento que ser alvo desse problema pode afetar a capacidade do estudante no momento de testemunhar ou buscar dar sentido a esse tipo de violência que acontece em grande medida nas escolas. A pesquisa é de caráter bibliográfico, não foram feitos levantamentos quantitativos a respeito do problema abordado, porém proponho que através do ensino de filosofia nas escolas é possível refletir e problematizar sobre as injustiças e opressões que acontecem no cotidiano escolar, e a partir disso combater essas práticas.
Palavra-chave: Injustiça epistêmica
Bullying
Preconceito
Epistemologia da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Filosofia - CUC - Licenciatura
Referência: ANACLETO, Elielma Andrade. Injustiça epistêmica e o bullying nas escolas. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3026
Data defesa documento: 20-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

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