Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3044
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Centro-dia para idosos : da proposta política aos benefícios práticos
Autor(es): Martinelli, Maria Cristina Bernardino
Orientador(a): Sousa, Neuciani Ferreira da Silva
Coorientador: Carlo, Franciele Silvia de
Membro da Banca: Sousa, Neuciani Ferreira da Silva
Resumo : A velhice é uma categoria socialmente produzida e as representações sobre esta posição social ganham significados particulares em função dos contextos sociais, culturais e históricos. Um dos grandes desafios do século XXI, para o Brasil, será cuidar de uma população de mais de 32 milhões de idosos. O presente trabalho teve como objetivo descrever a inserção do Centro-dia nas políticas públicas, bem como seus benefícios ou impactos na saúde da população idosa. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, realizada por meio de uma revisão narrativa de literatura (RNL), que consiste na apresentação de uma temática aberta, sob o ponto de vista teórico ou conceitual. Desde a Constituição Federal do Brasil de 1988 as políticas públicas enfatizam que o apoio informal e familiar constitui um dos aspectos fundamentais na atenção à saúde dos idosos, porém, não minimizou o papel do Estado nesse processo. Este deve se responsabilizar pelo suporte familiar e pelas ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos idosos nos três níveis de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, surgem os Centros-dia, instituições voltadas aos idosos que necessitam de assistência e cuidados especializados. A literatura demonstra que os idosos que participam dos Centro-dia são, em geral, mais ativos física e socialmente, possuem níveis mais elevados de qualidade de vida, apresentam melhor desempenho físico-funcional e se mostram mais autônomos, alegres e com autoestima mais elevada. O Centro-dia, por meio de uma equipe multiprofissional, é uma alternativa no cuidado aos idosos, com benefícios evidentes em sua qualidade de vida.
Palavra-chave: Idoso
Saúde da pessoa idosa
Centro-dia
Literatura de revisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: MARTINELLI, Maria Cristina Bernardino. Centro-dia para idosos: da proposta política aos benefícios práticos. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3044
Data defesa documento: 27-Mai-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Maria Cristina Bernardino Martinelli.pdf243.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.