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http://bdm.ufmt.br/handle/1/3049
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Perspectivas sobre humanização em saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil |
Autor(es): | Andrade, Sara de |
Orientador(a): | Rocon, Pablo Cardozo |
Membro da Banca: | Rocon, Pablo Cardozo |
Resumo : | A Graduação em Saúde Coletiva, como espaço multiprofissional e interdisciplinar, preocupa-se com a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) e principalmente com a necessidade de formar profissionais que sejam capacitados para trazer a transformação das práticas nos serviços de saúde. A humanização e a Política Nacional de Humanização (PNH) são fundamentais para a formação do bacharel em Saúde Coletiva e contribuem para que novas práticas nos serviços de saúde possam ser desenvolvidas e para que haja maior vínculo entre os grupos de trabalho e usuários. Objetivo – Analisar perspectivas sobre a humanização na saúde discutidas nos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Metodologia – Trata-se de estudo de abordagem qualitativa e tipo descritivo-exploratório, que utilizou pesquisa documental para a produção dos dados analisados. A fonte dos dados investigados foram os Projetos Pedagógicos dos cursos (PPCs) de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil que estavam disponíveis online. O estudo analisou a perspectiva que os PPCs dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva apresentam sobre humanização em saúde. Resultados – Em cinco dos 17 PPCs pesquisados, não foi identificada a presença de nenhuma das seguintes categorias: Política Nacional de Humanização (PNH), HumanizaSUS, Humanização, Humanizar e Humanizado(a). Dos 17, apenas em 12 PPCs foi identificada a presença das categorias anteriormente citadas. Considerações Finais – No processo de análise dos PPCs, identificou-se a necessidade de discussão sobre Humanização em Saúde nos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, pois foi observado que a compreensão apresentada nos PPCs mostra-se vaga ou então inexistente. |
Palavra-chave: | Humanização Saúde coletiva Educação superior |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Saúde Coletiva (ISC) |
Curso: | Saúde Coletiva - CUC |
Referência: | ANDRADE, Sara de. Perspectivas sobre humanização em saúde nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em saúde coletiva no Brasil. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3049 |
Data defesa documento: | 16-Dez-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Saúde Coletiva - Bacharelado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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