Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3052
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da saúde bucal em crianças escolares : revisão bibliográfica
Autor(es): Nascimento, Silvana do
Orientador(a): Padilha, Weslen Santana
Membro da Banca: Padilha, Weslen Santana
Resumo : A deficiência da promoção de saúde na escola e a má distribuição de benefícios das ações de saúde principalmente no que refere a saúde bucal, acabam atingindo principalmente crianças em fase escolar, pois a falta dessas Políticas Públicas acaba contribuindo para uma má qualidade de vida. Objetivo – O objetivo desse estudo é identificar, por meio de estudos científicos, a necessidade e a relevância da promoção de saúde bucal em escolares na perspectiva da qualidade de vida e do bem-estar social. Metodologia – Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo bibliográfica sobre promoção da saúde bucal em crianças escolares, buscando artigos dos anos de 2010 a 2019, nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde e a MEDLINE (acessada via PUBMED), além de buscas complementares manuais nas referências de estudos já publicados sobre o assunto no site do Ministério da Saúde (MS). Resultados – A pesquisa demonstra que as más condições de saúde bucal das crianças em fase escolar estão relacionadas principalmente com o fator socioeconômico. A cárie prevalece principalmente em criança com condições vulneráveis ocasionando dor e comprometendo a sua qualidade de vida. O estudo constata que são necessárias ações de saúde partindo da implantação e implementação de políticas públicas voltadas para crianças em fase escolar, visando contribuir para uma melhor qualidade de vida desta população. Considerações Finais – É importante que intervenções sejam tomadas entre equipes multiprofissionais e intersetoriais, com a finalidade de atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde bucal, evitando consequências futuras em crianças escolares. Como também é necessária a implantação e implementação da política de saúde bucal na cobertura total das unidades de saúde da família e nas populações mais vulneráveis, a exemplo da zona rural, baixa renda e beneficiários de programas do governo.
Palavra-chave: Saúde bucal
Crianças escolares
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: NASCIMENTO, Silvana do. A importância da saúde bucal em crianças escolares: revisão bibliográfica. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3052
Data defesa documento: 18-Dez-2020
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2020_Silvana do Nascimento.pdf297.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.