Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3078
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ferramenta para identificação de publicidade contraintuitiva e sua aplicabilidade : análise da campanha Parada BK do Burger King veiculada em 2021
Autor(es): Sousa, David da Silva Ferreira de
Orientador(a): Tavares, Débora Cristina
Membro da Banca: Tavares, Débora Cristina
Resumo : Este artigo discute a publicidade contraintuitiva como uma abordagem para o deslocamento de estereótipos. O intuito é desenvolver uma ferramenta baseada na Design Science Research (LACERDA et al., 2013) que possa auxiliar na identificação de publicidade contraintuitiva. A conceituação de termos como estereótipo (BRAGALIA et al., 2017) e crença (PEREIRA, 2002) fizeram-se necessários para atingir o objetivo. A pesquisa possui caráter qualitativo, o método da coleta de dados constitui-se de maneira flutuante, e a análise – da campanha Parada BK do Burger King – ocorre segundo a ferramenta proposta pelos autores. Os resultados obtidos evidenciam a eficiência da ferramenta e classifica a publicidade – Parada BK – que teve como tema central a comunidade LGBTQIA+ como contraintuitiva.
Palavra-chave: Publicidade contraintuitiva
Ferramenta
Estereótipo
Minoria social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: SOUSA, David da Silva Ferreira de. Ferramenta para identificação de publicidade contraintuitiva e sua aplicabilidade: análise da campanha Parada BK do Burger King veiculada em 2021. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3078
Data defesa documento: 4-Oct-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_David da Silva Ferreira de Sousa.pdf628.97 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.