Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3079
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Variações diacrônicas em anúncios de jornal impresso em Mato Grosso no início do século XX
Autor(es): Diniz, Nadja Clélia
Orientador(a): Mattos, Aclyse de
Membro da Banca: Mattos, Aclyse de
Resumo : O artigo trata das variações diacrônicas (modificações sofridas pela linguagem, fenômeno que se desenvolve através do tempo) que ocorrem na Língua Portuguesa utilizada no Brasil, que ao longo dos anos tem apresentado notáveis mudanças na grafia de várias palavras. Assim sob a perspectiva de vários autores que abordam essa temática, pode-se observar algumas dessas variações na forma escrita da Língua Portuguesa contemplando suas ocorrências na grafia da atualidade; exemplificando tais ocorrências com amostras de anúncios publicitários veiculados em jornais impressos que circularam pela cidade de Cuiabá e por todo o Estado de Mato Grosso no início do século XX. Esse compilado de anúncios selecionados nos leva a concluir que a língua falada é viva, ágil, versátil e permanece em constante mudança, para adequação do falante ao meio onde vive e que a palavra escrita, obrigatoriamente, precisa acompanhar essa evolução, assim sendo também torna- se mutável quando necessário.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Diacronia
Anúncios
Transformações
Jornais impressos
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Curso: Publicidade e Propaganda - CUC
Referência: DINIZ, Nadja Clélia. Variações diacrônicas em anúncios de jornal impresso em Mato Grosso no início do século XX. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3079
Data defesa documento: 7-Out-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Nadja Clélia Diniz.pdf1.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.